Festival Virada Salvador 2026: tudo o que você precisa saber sobre shows, serviços e estrutura

Festival Virada Salvador 2026: tudo o que você precisa saber sobre shows, serviços e estrutura

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 24/12/2025 às 06:45 / Leia em 8 minutos

A Prefeitura de Salvador apresentou, na tarde desta terça-feira (23), na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, a operação integrada de serviços preparada para o Festival Virada Salvador 2026, que acontece entre os dias 27 e 31 de dezembro. Durante a coletiva de imprensa, também foram detalhados o planejamento e a estrutura dos shows de fim de ano que antecedem a virada, com apresentações de Frei Gilson, na quinta-feira (25), e de Roberto Carlos, na sexta-feira (26).

Ao lado de secretários e dirigentes municipais, o prefeito Bruno Reis explicou como funcionará a atuação conjunta das diversas áreas da gestão municipal ao longo dos dias de evento, com foco em segurança, mobilidade, saúde, ordenamento urbano e atendimento ao público.

A maratona de eventos na Arena começa nesta quinta (25), com o Natal do Salvador. A programação do dia abre às 16h, com apresentação do Padre Jaciel Bezerra, seguida da celebração da Santa Missa, presidida por Dom Gilvan Pereira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. À noite, às 19h, Frei Gilson sobe ao palco. Já na sexta-feira (26), o espaço será aberto ao público a partir das 19h para o aguardado show de Roberto Carlos, marcado para as 21h.

No sábado (27), tem início oficialmente o Festival Virada Salvador, reconhecido como o maior Réveillon do Brasil. Ao longo de cinco dias, mais de 60 atrações se revezarão em dois palcos, somando mais de 100 horas de música. Confira a ordem das apresentações.

Além dos shows, o público contará com uma ampla estrutura que inclui palco principal, Palco Brisa, vila gastronômica, Feira Elabore, arena de games, roda-gigante, áreas de lazer e uma rede completa de serviços públicos instalada dentro da arena.

“Nenhum lugar do país tem um Réveillon como o nosso. É difícil superar em estrutura e organização. Não tenho dúvidas de que, nesses sete dias, a cidade mais falada em todo o mundo será Salvador. Não tenho dúvidas de que faremos o maior Réveillon que esta cidade já viu”, garantiu o prefeito.

A expectativa da gestão municipal é de um fim de ano ainda mais movimentado na capital baiana. Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, a previsão é que Salvador receba cerca de 291 mil visitantes, um aumento de 10% em relação ao ano passado. “A previsão é de que a ocupação hoteleira alcance 80%, além de mais de 10 mil hospedagens alternativas, uma receita turística de R$ 591 milhões”, detalhou.

Apoio aos ambulantes: transporte gratuito, alimentação e acolhimento às famílias

Entre as novidades deste ano está uma ação voltada aos vendedores ambulantes previamente credenciados para trabalhar na Arena. Durante os sete dias de evento, eles receberão um cartão com duas passagens de ônibus gratuitas para o deslocamento até a Boca do Rio. No local, também funcionará um Restaurante Popular, que oferecerá almoço gratuito, entre os dias 26 e 31 de dezembro, para ambulantes credenciados e um ajudante cadastrado. Além disso, o Salvador Acolhe atuará 24 horas, de 25 a 31 de dezembro, oferecendo um espaço seguro para crianças e adolescentes filhos de ambulantes.

Operação integrada foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis | Foto: Bruno Concha/PMS

Transporte e trânsito: operação especial garante acesso e ordenamento no entorno da arena

Para facilitar o acesso do público, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou uma operação especial de transporte coletivo, com três linhas exclusivas saindo dos terminais Acesso Norte, Pirajá e Pituaçu, com destino direto à arena. Outras seis linhas regulares terão horário estendido, das 18h à 1h, conectando diferentes regiões da cidade à área da festa. Durante os dias do festival, dois pontos provisórios de ônibus serão implantados na Avenida Octávio Mangabeira, enquanto os demais pontos do trecho ficarão temporariamente desativados.

O ordenamento do trânsito ficará sob responsabilidade da Transalvador, que atuará com 12 pontos fixos de fiscalização e rondas móveis. Ao todo, cerca de 40 agentes trabalharão por noite, em sistema de revezamento, somando aproximadamente 200 profissionais ao longo de toda a operação. O entorno da arena contará ainda com vagas específicas para embarque e desembarque de pessoas com deficiência e de veículos por aplicativo, além de nove bolsões de estacionamento, com 996 vagas de zona azul.

Segurança integrada e monitoramento reforçado dentro e fora da arena

A segurança do público será garantida por um esquema integrado que envolve a Guarda Civil Municipal e agentes de diversos órgãos municipais. As ações incluem orientação ao público, distribuição de pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, devolução de documentos perdidos e acolhimento a mulheres e filhos de ambulantes. A arena contará com 40 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos, além do apoio de drones. O entorno também recebeu reforço na iluminação, com a instalação de mais de 1.300 projetores e ampliação da rede elétrica, monitorados por equipes de plantão da Diretoria de Iluminação Pública.

O atendimento de saúde funcionará 24 horas, entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, com um módulo equipado com 20 leitos de observação, incluindo um leito de reanimação, além de equipe multidisciplinar completa. Em casos mais graves, os pacientes serão regulados para unidades hospitalares, com ambulância de prontidão. A operação inclui ainda ações de vigilância sanitária, controle de zoonoses e monitoramento da qualidade da água nos centros de hidratação.

Antes, durante e após os dias de festa, a Limpurb realizará uma operação especial de limpeza, com equipes distribuídas pela arena e áreas adjacentes. O trabalho inclui uso de equipamentos mecanizados, banheiros climatizados, chuveiros ambulantes e ações de sustentabilidade, como coleta seletiva, central de catadores, apoio à reciclagem e compensação de emissões de gases de efeito estufa.

A organização das atividades comerciais e dos ambulantes ficará a cargo da Semop, enquanto a Sedur atuará no monitoramento sonoro, fiscalização de estruturas provisórias, controle de publicidade e proteção das marcas patrocinadoras, além de vistorias técnicas em conjunto com a Defesa Civil. Já a Sempre estará presente com o Projeto Réveillon Social, que inclui campanha de combate ao trabalho infantil, ações de abordagem social e o funcionamento do Mirante Acessível, com audiodescritores, intérpretes de Libras e guias especializados. O evento contará ainda com posto avançado do Centro de Atenção à Mulher, apoio da Casa da Mulher Brasileira e do Botão Lilás.

O público também poderá contar com atendimento da Ouvidoria Geral do Município, com estande fixo na arena, equipes volantes e atendimento 24 horas pelo Disque Salvador 156 e pelos canais digitais do Salvador Digital. Haverá Wi-Fi gratuito, por meio do Conecta Salvador, além de equipes técnicas de plantão. A cobertura institucional do festival ficará sob coordenação da Secom, com mais de 80 profissionais e cerca de 600 jornalistas credenciados, garantindo transmissões ao vivo, bastidores e conteúdos exclusivos nas redes sociais oficiais do evento.

A programação musical começa no dia 27 de dezembro com shows de Léo Santana, Wesley Safadão, Parangolé, Xand Avião e Léo Foguete. No dia 28, sobem ao palco Claudia Leitte, Edson Gomes, Pablo, Simone Mendes e Tony Salles. Já no dia 29, o público confere apresentações de Matheus e Kauan, Nattan, Natanzinho Lima, Durval e Psirico. No dia 30, a festa fica por conta de Bell Marques, Alok, Belo, Felipe Amorim e Olodum. A virada para 2026 será celebrada com Ivete Sangalo, Jorge e Mateus, Mari Fernandez, Manu Bahtidão, Xanddy Harmonia e Timbalada. O Palco Brisa, montado na outra extremidade da arena, também terá programação de sábado (27) a quarta (31), com nomes como Márcia Castro, Afrocidade, Sarajane, O Quadro e DJs como Libriana, Belle e Xirita.

Além da música, Salvador terá queima de fogos em 22 pontos durante o Festival Virada Salvador 2026, incluindo locais como Farol da Barra, Rio Vermelho, Amaralina, Jardim de Alah, Boca do Rio, Patamares, Itapuã, Ribeira, Cajazeiras X, Periperi, Ilha de Maré e Ilha dos Frades, espalhando o espetáculo luminoso por diferentes regiões da cidade.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia