Após percorrer Brasil para lançar livro, Michel Alcoforado escolhe Salvador como destino do Réveillon

Após percorrer Brasil para lançar livro, Michel Alcoforado escolhe Salvador como destino do Réveillon

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Amanda Palma

Elias Dantas / Alô Alô Bahia

Publicado em 20/12/2025 às 15:35 / Leia em 2 minutos

Após percorrer o país com o lançamento do livro “Coisa de Rico”, novo best seller brasileiro, o antropólogo Michel Alcoforado escolheu Salvador para passar a virada do ano. Ele vem acompanhado da esposa, a advogada baiana Hannetie Sato para descansar e aproveitar a temporada para rever amigos e fazer o circuito gastronômico e cultural.

Ele chegará na capital baiana logo após o Natal. O Réveillon do casal será no Centro Histórico, local que Alcoforado frequenta antes mesmo da chegada dos hotéis cinco estrelas. Michel esteve em Salvador em novembro deste ano para o evento do Alô Alô Bahia, no Palacete Tira-Chapéu.

No evento, o antropólogo defendeu que dinheiro, sozinho, não garante status. Disse que riqueza depende, também, de ser reconhecido como alguém que pertence a esse universo. Para ele, é preciso convencer os outros, caso contrário o indivíduo não acessa convites, espaços sociais e privilégios simbólicos associados ao grupo. “A vida do rico é duríssima”, brincou. Relembre mais sobre o evento aqui.

Carreira
Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e fundador da consultoria Consumoteca, Michel ficou conhecido como o “antropólogo do luxo” ao estudar o impacto do consumo na vida dos brasileiros.

O antropólogo, que também é host do podcast É Tudo Culpa da Cultura e comentarista da rádio CBN, explica que sua pesquisa analisa como a desigualdade social brasileira é mantida e reproduzida.

Lançado em agosto de 2025, o livro “Coisa de Rico” rapidamente se tornou um fenômeno, permanecendo entre os 10 mais vendidos da Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos de Não Ficção Trade por algumas semanas. A obra é fruto de uma pesquisa de longa data do autor. Reconhecido como o “antropólogo do luxo”, Alcoforado passou 15 anos pesquisando o comportamento da elite brasileira, observando de perto como ela vive, consome e se comunica.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia