O Conselho Universitário da Universidade Federal do Oeste da Bahia aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Carlinhos Brown. A honraria visa reconhecer as contribuições artísticas e sociais promovidas por figuras públicas. Além do cantor, foi aprovada a concessão à ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia.
Em nota, a instituição justifica que a trajetória artística do Cacique do Candeal revolucionou a música brasileira: “Nos anos 90, fundou a Timbalada, ressignificando o timbal e criando uma estética rítmica inédita. Sua projeção internacional o levou a ser o primeiro músico brasileiro a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, sendo indicado ao Oscar em 2012, além de receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura.”
Além de Brown, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, também será homenageada. “Cármen Lúcia é reconhecida por sua postura firme contra a desinformação e pela proteção das instituições e dos grupos socialmente vulneráveis”, defende a universidade.
A concessão dos títulos foi proposta pelo reitor da Ufob, Jacques Antonio de Miranda, e aprovada após parecer favorável da comissão formada pelos professores Thiago Rafagnin, Rafael Simões e Anderson Breno.