Conteúdo sob medida Alô Alô Bahia
A paisagista Kátia Soria foi convidada pela Hapvida para desenvolver o projeto de paisagismo de dois novos hospitais da rede em São Paulo, atualmente em fase de concepção.
As unidades terão projetos arquitetônicos assinados pela Zanettini Arquitetura e pela RAF Arquitetura, escritórios reconhecidos internacionalmente pela atuação em arquitetura hospitalar.
O conceito adotado no paisagismo parte da integração entre natureza e ambiente de saúde, com foco na promoção do bem-estar de pacientes, colaboradores e visitantes.
A proposta segue a mesma diretriz aplicada por Kátia no Hospital Mater Dei Salvador, projeto que se tornou referência pela forma como ajudou a humanizar espaços tradicionalmente marcados pela frieza hospitalar.
Para São Paulo, a escolha das espécies será adaptada às condições climáticas da região, respeitando características locais e garantindo eficiência, durabilidade e conforto ambiental.

Kátia Soria assina paisagismo de dois novos hospitais Hapvida em São Paulo
O sucesso do paisagismo do Mater Dei é apontado como base conceitual para os novos projetos da Hapvida no Sudeste.
Com 28 anos de atuação no paisagismo, Kátia Soria está à frente da Jardins by Kátia Soria, empresa fundada há 25 anos e iniciada em parceria com sua mãe, Tereza Soria, referência no segmento em Salvador.
A trajetória profissional inclui participação contínua em mostras como a CASACOR Bahia desde 1997, além de projetos residenciais, corporativos, educacionais e hospitalares. Entre os reconhecimentos, estão os prêmios de Melhor Paisagismo da CASACOR Bahia em 2010 e 2011.
O convite para atuar no Hospital Mater Dei Salvador, em 2021, marcou a entrada definitiva da paisagista no segmento hospitalar de grande porte. Desde então, o trabalho desenvolvido reforçou a importância do paisagismo como ferramenta de cuidado, acolhimento e apoio emocional em ambientes de saúde.
Escolas como Sartre e Concept, além de empreendimentos imobiliários e hospitais, fazem parte do portfólio da profissional.
Para Kátia, atuar em projetos hospitalares amplia o sentido do paisagismo para além da estética.
“O conceito de paisagismo para ambientes hospitalares se baseia na humanização dos espaços de saúde, trazendo a natureza para promover saúde, bem-estar e recuperação aos pacientes. Isso ajuda a reduzir o estresse, trazer conforto emocional e criar uma atmosfera acolhedora. Para mim, é uma grande satisfação saber que estou contribuindo com o processo de cura e conforto das pessoas por meio das plantas”, afirma.
O novo convite da Hapvida, que envolve dois empreendimentos de grande relevância em São Paulo, é celebrado como mais um marco na trajetória da paisagista. A apresentação oficial dos projetos está prevista para breve.