O histórico bairro do Candeal, em Salvador, vai receber uma ação de revitalização urbana que une cor, pertencimento e transformação coletiva. A iniciativa idealizada pela Suvinil, em parceria com a Associação Pracatum Ação Social, terá início nos dias 20 e 21 de dezembro e contempla a pintura de cerca de 130 casas com uma paleta criada especialmente para a comunidade. O projeto segue em desenvolvimento junto aos moradores até o fim de janeiro de 2026.
O projeto teve início com uma visita técnica do time da Suvinil ao Candeal, com o apoio do arquiteto e urbanista baiano João Gabriel, fundador do JG+ Arquitetos. O profissional participou das conversas com a comunidade para identificar percepções e referências que orientariam a construção da Paleta de Cores do Candeal.
Um território de potência cultural
Reconhecido como um polo de resistência, identidade e cultura afro-brasileira, o Candeal é berço da Timbalada e de movimentos que transformaram a música, a arte e o imaginário baiano. De acordo com a diretora de desenvolvimento social da Associação Pracatum, Ruth Buarque, a participação ativa da comunidade é um importante diferencial do projeto.
“O Candeal é um território fundado na busca por liberdade, um quilombo urbano que respira arte, cultura e identidade. Nosso papel, enquanto Pracatum, é construir alianças com a comunidade e fazer com que projetos como este nasçam da escuta. Conversar com os moradores e compartilhar a história do Candeal permite que a cor chegue como pertencimento e expressão coletiva”, afirma Ruth.
Para o projeto, foi desenvolvida uma paleta de cores exclusiva, criada pelo designer de cores e arquiteto baiano João Gabriel, a partir da observação das tonalidades predominantes no bairro. O estudo apontou forte presença de cores vibrantes, saturadas e de alta cromaticidade — como vermelhos, amarelos, azuis e laranjas — que já expressam a energia pulsante do Candeal.