O governador Jerônimo Rodrigues lançou, nesta quarta-feira (17), o Projeto Verão 2025/2026, que traz como tema “Verão da Bahia. Um Estado de Alegria!”. Mais do que um calendário de festas, o plano reúne ações integradas do Governo do Estado nas áreas de segurança pública, cultura, turismo, saúde, direitos humanos e infraestrutura, com foco em garantir uma temporada segura, acolhedora e estruturada para baianos e turistas.
Durante o evento, o governador também assinou a lei que altera a denominação da Praça das Artes, Cultura e Memória, no Pelourinho, que passa a se chamar Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, em homenagem a um dos grandes nomes da cultura popular baiana.
“Trabalhamos para acolher bem baianos e turistas, garantindo boas experiências durante todo o ano e, especialmente, na temporada de férias, com ações planejadas e investimentos robustos do Governo do Estado em diversas áreas, que traduzem o tema ‘Verão na Bahia. Um Estado de Alegria’”, afirmou Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários estaduais.
A temporada oficial do Verão da Bahia acontece entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026 e será marcada pela integração entre grandes eventos populares e políticas públicas de cuidado, proteção e cidadania.
O Verão 2025/2026 contará com uma das maiores operações de segurança da história recente do Estado. Ao todo, quase 11 mil profissionais atuarão em 98 municípios, com o apoio de 257 viaturas e 3.530 postos de serviço, em uma ação integrada entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e demais forças de segurança.
A Polícia Militar da Bahia vai empregar 9.500 policiais, com 120 viaturas e 3.500 postos de serviço. Já o Corpo de Bombeiros contará com 1.095 bombeiros, 25 viaturas e 30 postos, reforçando a segurança em praias, eventos e áreas turísticas. A Polícia Civil atuará com 338 servidores e 112 viaturas, garantindo investigação e apoio à ordem pública.
As ações culturais terão papel de destaque ao longo da estação, sob coordenação da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA). A programação oficial começa no dia 1º de janeiro, com o tradicional Pôr do Som, comandado por Daniela Mercury, no Farol da Barra, em Salvador, e com transmissão ao vivo pela TVE.
“A cultura é o coração do Verão baiano. Nosso compromisso é valorizar artistas, tradições populares e fortalecer a produção cultural em todo o estado, garantindo acesso democrático e respeito às nossas raízes”, afirmou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
O calendário inclui as tradicionais lavagens, apoiadas pelo Programa Ouro Negro, que em 2026 alcança investimento recorde e contempla 134 instituições culturais de matrizes africanas. Entre os destaques estão a Lavagem do Bonfim (15/01), a Lavagem de Santo Amaro (26/01) e a Lavagem de Itapuã (05/02).
Leia também: Fé e devoção: confira as festas populares que vão movimentar o Verão de Salvador
No Centro Histórico de Salvador, o projeto Amô pelo Pelô promoverá uma intensa ocupação cultural de largos e praças ao longo de toda a estação. Entre as atrações confirmadas estão Olodum, Márcia Short, Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), Viola de Doze, Josyara, Cortejo Afro e Nara Couto. Também estão previstas a Virada Cultural dos Museus, com até 36 horas ininterruptas de atividades, além dos projetos Verão nas Bibliotecas Públicas e Verão nos Bairros, levando programação cultural a diversos equipamentos do Estado.
A programação inclui ainda apresentações do Ministereo Público na Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, na Praia da Paciência, além de manifestações culturais que antecedem o Carnaval de Salvador.
Turismo projeta mais de 10 milhões de visitantes na Bahia
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) projeta a circulação de mais de 10 milhões de visitantes pelas 13 zonas turísticas do estado durante o Verão 2025/2026. A pasta reforçará o acolhimento com receptivos nos principais portões de entrada e pontos de atendimento ao turista.
“A Bahia tem atrativos culturais, naturais e religiosos que se destacam nessa alta estação, e estamos trabalhando para que o visitante encontre segurança, acolhimento e serviços eficientes”, destacou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.