Após três anos de ausência, Gilberto Gil retorna à Itália para duas apresentações especiais com o espetáculo “Gilberto Gil em Concerto”, celebrando mais de 60 anos de uma das carreiras mais importantes da música brasileira. A informação foi divulgada pela Agenzia Nazionale Stampa Associata (ANSA), principal agência de notícias da Itália. Os shows estão marcados para Roma, no dia 6 de abril de 2026, no Auditório Parco della Musica Ennio Morricone, e para Milão, no dia 8 de abril, no Alcatraz.
Ao longo de mais de seis décadas, Gil revolucionou o cenário musical ao unir tradição e inovação, fundindo samba, bossa nova e tropicalismo a influências internacionais. O resultado é um estilo único, que conquistou públicos em todo o mundo com ritmos, harmonias e letras que traduzem a cultura, a história e a alma do Brasil.
“Eu sempre soube que a música era a minha linguagem. E que a música me levaria a descobrir o mundo e novos territórios, porque a minha sempre foi a linguagem da terra e do céu”, declara o artista.
Atualmente em turnê com “Tempo Rei”, seu projeto mais recente, que tem esgotado ingressos em diversas cidades brasileiras, Gil levará à Itália a mesma energia que marca suas apresentações no Brasil. Neste fim de semana, inclusive, o cantor se apresenta em Salvador, com dois shows na capital baiana.
O repertório do espetáculo inclui clássicos consagrados como “Aquele Abraço”, “Toda Menina Baiana”, “Expresso 2222”, “Andar com Fé”, “Drão”, “Palco” e “Não Chore Mais”, entre outros sucessos que atravessaram gerações.
No palco, Gil será acompanhado por uma superbanda formada por seus filhos e netos: Bem Gil (vocal, guitarra e baixo), José Gil (vocal e bateria), João Gil (vocal, guitarra e baixo) e Flor Gil (vocal e teclados).