Tradicionais e cheias de significado, as festas populares de Salvador vão muito além do religioso e traduzem o encontro perfeito entre o sagrado e o profano. Durante o Verão, a capital recebe uma série de eventos ligados a religiosidade, reunindo baianos e turistas em experiências que misturam espiritualidade e muita emoção.
Pensando nisso, o Alô Alô Bahia preparou um roteiro especial com os principais festejos religiosos que marcam o calendário de Salvador, uma cidade marcada por sua forte religiosidade.
Festa do Bom Jesus dos Navegantes

Foto: Sara Gomes
Responsável por abrir oficialmente o Verão religioso da capital, a tradicional Festa de Boa Viagem acontece na Cidade Baixa e mobiliza fiéis de toda Salvador. Os festejos têm início no dia 31 de dezembro, antes mesmo da virada do ano, e seguem até o dia 1º de janeiro.
Terno de Reis

Logo nos primeiros dias de janeiro, é a vez do bairro da Lapinha ser tomado pela tradição do Terno de Reis. Missas, apresentações culturais e muito samba de roda fazem parte da programação. Os ternos se apresentam nas noites dos dias 5 e 6 de janeiro, no Largo da Lapinha.
Lavagem do Bonfim

Lavagem do Bonfim 2025
Uma das festas mais aguardadas do calendário baiano, a Lavagem do Bonfim celebra, em 2026, os 281 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia. Com seu cortejo de baianas e fieis de todo o mundo, a festa emociona com saída da Igreja da Conceição da Praia até o Santuário do Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa.
Festa de São Lázaro

Foto: Bruno Concha
Encerrando as celebrações de janeiro, a Festa de São Lázaro acontece no último domingo do mês, que em 2026 será no dia 25. A homenagem ao santo católico, segundo padroeiro da Igreja de São Lázaro, é também marcada pela forte presença das religiões de matriz africana. Na mesma data, candomblecistas reverenciam o orixá Omolu com a tradicional lavagem da escadaria na igreja localizada no bairro da Federação, acendendo velas e dando o simbólico banho de pipoca nos visitantes.
Festa de Iemanjá

O mês já começa marcado pelas saudações à Iemanjá. No dia 2 de fevereiro, o bairro do Rio Vermelho se veste de branco para saudar Iemanjá, a Rainha do Mar. Considerada a maior festa dedicada a um orixá na Bahia, a celebração reúne milhares de pessoas que levam flores, perfumes e presentes ao mar, em um espetáculo de devoção.
Lavagem de Itapuã

Foto: lucas Moura
Encerrando os festejos religiosos do Verão, a Lavagem de Itapuã acontece na quinta-feira que antecede o Carnaval, que em 2026 acontece no dia 5 de fevereiro. Na ocasião, baianas vestidas a caráter conduzem potes de cerâmica com flores e água de cheiro para lavar a escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.