Depois de alguns meses do plantio das primeiras mudas do Corredor Verde, na orla de Salvador, a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) tem comemorado os primeiros resultados positivos da iniciativa.
Em publicação nas redes sociais, o secretário Ivan Euler informou que as árvores reagiram bem ao clima da capital baiana e avançaram para uma nova fase de desenvolvimento. “As árvores já superaram a fase de transição e seguem em processo de estabelecimento, contribuindo para a melhoria do microclima e permitindo observar o retorno gradual da fauna ao ambiente urbano”.
Apesar do avanço, a secretaria também alertou para problemas enfrentados ao longo do processo. Algumas mudas sofreram com atos de vandalismo e furto dos bolsões de água, estruturas essenciais para a hidratação das plantas, especialmente nos primeiros meses após o plantio.
O projeto teve início em agosto deste ano, com o plantio de 115 árvores ao longo da Avenida Manoel Dias da Silva, no bairro da Pituba. A expectativa da prefeitura é que, até 2028, outras vias importantes da cidade como as avenidas Silveira Martins, Dom João VI e Jequitaia, também recebam ações de arborização.
Salvador tem se destacado nos últimos anos por iniciativas voltadas à sustentabilidade. De acordo com dados do MapBiomas, a capital baiana é a segunda cidade brasileira com maior percentual de vegetação urbana, com 26,2%, ficando atrás apenas de Rio Branco (AC).
Ver essa foto no Instagram