A quinta edição do Prêmio Band Cidades Excelentes anunciou, nesta segunda-feira (15), os 23 vencedores da etapa nacional, reconhecendo as melhores gestões públicas do país. A cerimônia aconteceu no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).
Entre os destaques da premiação está Guajeru, no sudoeste da Bahia, única cidade do Nordeste a conquistar um troféu nesta edição nacional. O município venceu na categoria Saúde e Bem-Estar entre cidades com até 30 mil habitantes, reforçando o protagonismo da gestão municipal baiana em um cenário majoritariamente dominado por cidades do Sul e Sudeste.
A solenidade reuniu autoridades e representantes do poder público, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira; o senador Nelsinho Trad (MS); o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; além de executivos do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila, responsáveis pela iniciativa.
Em seu discurso, Geraldo Alckmin destacou a importância da eficiência na administração pública. “Não há espaço para ampliar a carga tributária, que gira em torno de 34% no nosso país. O único caminho possível é fazer mais e melhor com menos recursos. Para isso, a excelência em administração, o uso de tecnologia, o fortalecimento do governo eletrônico e a priorização do que é mais necessário para avançar são fundamentais”, disse.
O prêmio é resultado da parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila, com o objetivo de gerar impactos positivos nos 5.568 municípios brasileiros. A avaliação é baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma que utiliza inteligência artificial para analisar o desempenho das cidades a partir de 72 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Além das categorias por área, o IGMA consolida todos os pilares em um algoritmo próprio e define a Cidade Excelente em cinco faixas populacionais: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, de 100 mil a 500 mil habitantes, acima de 500 mil e capitais. Os cinco troféus principais levam a assinatura do artista plástico Yutaka Toyota, de renome internacional.
Vencedores da etapa nacional
Prêmio Principal – IGMA Geral – Cidade Excelente
– Capital: Curitiba (PR)
– Menor que 30 mil habitantes: Águas de São Pedro (SP)
– Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode (SC)
– Entre 100 mil e 500 mil habitantes: Jaraguá do Sul (SC)
– Acima de 500 mil habitantes: Sorocaba (SP)
Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
– Menor que 30 mil habitantes: Rio de Cedros (SC)
– Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Concórdia (SC)
– Acima de 100 mil habitantes: Vitória (ES)
Educação
– Menor que 30 mil habitantes: Luzerna (SC)
– Entre 30 mil e 100 mil habitantes: São Bento do Sul (SC)
– Acima de 100 mil habitantes: Jaraguá do Sul (SC)
Saúde e Bem-Estar
– Menor que 30 mil habitantes: Guajeru (BA)
– Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Joaçaba (SC)
– Acima de 100 mil habitantes: Franco da Rocha (SP)
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
– Menor que 30 mil habitantes: São Ludgero (SC)
– Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Adamantina (SP)
– Acima de 100 mil habitantes: Maringá (PR)
Sustentabilidade
– Menor que 30 mil habitantes: Tupi Paulista (SP)
– Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Monte Alto (SP)
– Acima de 100 mil habitantes: São Caetano do Sul (SP)
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
– Menor que 30 mil habitantes: Dirce Reis (SP)
– Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode (SC)
– Acima de 100 mil habitantes: Santana de Parnaíba (SP)