Estudante da rede estadual da Bahia conquista vaga em universidade dos Estados Unidos

Estudante da rede estadual da Bahia conquista vaga em universidade dos Estados Unidos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com
Publicado em 15/12/2025 às 14:13 / Leia em 2 minutos

Aos 19 anos, a baiana Maria Clara Sousa Dutra conquistou uma vaga em uma universidade norte-americana após concluir o Ensino Médio na rede pública estadual. Ex-aluna do Colégio Estadual de Tempo Integral Adinália Pereira de Araújo, em Itarantim, ela iniciará a graduação na Augustana University, em Dakota do Sul.

Formada em 2023, Maria Clara obteve aprovações em instituições de destaque no Brasil por meio do Enem, como UFRJ, UFPR, PUC-RS, PUC-PR e PUC-MG, nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica. Em 2025, foi aceita em sete universidades dos Estados Unidos, entre elas Clemson University, Syracuse University, University of Kentucky e University of Alabama, antes de optar pela Augustana.

A trajetória internacional começou a ser construída ainda na educação básica. Durante o Ensino Médio, a estudante participou de olimpíadas científicas, conquistou medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), integrou competições de Matemática e Ciências, participou da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e atuou como monitora de Matemática no programa Mais Estudo.

“Cada aprovação reforçou que todo esforço vale a pena e que a escola pública me preparou para competir em nível internacional”, afirma Maria Clara.

Para o diretor da unidade escolar, Amissom dos Santos Nunes, a conquista reflete o papel da educação pública na formação acadêmica dos estudantes. “A trajetória de Maria Clara mostra que a rede estadual oferece oportunidades reais para que os alunos alcancem altos níveis de formação”, afirma.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia