Programa oferece capacitação para 1 mil microempreendedores em Salvador; saiba como participar

Programa oferece capacitação para 1 mil microempreendedores em Salvador; saiba como participar

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 05/06/2024 às 09:54 / Leia em 3 minutos

A Prefeitura de Salvador promove uma nova trilha de capacitação voltada para microempreendedores individuais da cidade, fornecendo suporte e mentoria gratuita para alavancar o negócio de profissionais inseridos no segmento. A iniciativa faz parte do programa Treinar para Empregar e tem como objetivo alcançar 1 mil microempreendedores do ramo de comércio e serviços, sendo estruturada em três ciclos de trabalho, alcançando 350 participantes no primeiro, 350 no segundo e 300 no terceiro, cada um com duração de quatro meses. As inscrições podem ser realizadas através deste link.

“Um dos nossos desafios é a formação e mão de obra qualificada, e o Treinar para Empregar já beneficiou mais de 60 mil pessoas na cidade conforme a necessidade do mercado e a demanda de novas atividades comerciais que vão surgindo”, destaca o prefeito Bruno Reis. O gestor ainda acrescentou que o maior programa social que um governo pode realizar é a geração de emprego e renda. “Se de um lado a gente tem equipamentos que estimulam o empreendedorismo, como o SAC do Empreendedor e o Polo de Economia Criativa, por outro, a gente precisa formar a as pessoas para que elas ganhem dinheiro, dando melhores condições de trabalho a MEIs, ambulantes, feirantes e demais comerciantes do mercado informal. Esta é a única forma de se ter autonomia e progressão social, para que as pessoas, a partir dos seus trabalhos, possam garantir o pão de cada dia e realizem seus sonhos”, reforçou.

No âmbito de empregos formais, lembrou o chefe do Executivo municipal, Salvador foi responsável, em março passado, pela geração de 70% das vagas de carteira assinada na Bahia. Além disso, a capital está entre as quatro primeiras que mais registraram ocupação de postos de trabalho de janeiro a março deste ano, segundo índice do Caged, do governo federal.

Funcionamento – A nova trilha de capacitação para MEIs do Treinar para Empregar será dividida em etapas, sendo a primeira a de diagnóstico, que envolverá análise e entrevistas junto ao empreendedor inscrito. O segundo momento abrange capacitação em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia, na Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves. Os conteúdos trarão temas como plano de negócios, design de produtos, finanças, marketing e vendas. Já as últimas etapas dizem respeito à consultoria personalizada para elaboração de plano de melhorias para cada MEI e tira-dúvidas através de videochamadas e ligações telefônicas.

O município já dispõe de formações para o ambulante e até para Empresas de Pequeno Porte, mas faltava uma iniciativa para fortalecer o segmento de MEIs que tem uma relevância enorme em Salvador. São quase 270 mil profissionais nesse ramo na cidade, sendo que tivemos um crescimento de quase 200% microempreendedores individuais nos últimos dez anos. No pós-pandemia, esse crescimento foi ainda maior, então a gente precisava trabalhar uma trilha de formação como a que estamos disponibilizando a partir de hoje”, frisa a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe