A etnolinguista e professora Yeda Pessoa de Castro receberá o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A cerimônia será na próxima segunda-feira (15), às 17h.
A outorga reconhece a trajetória acadêmica e o legado de uma das mais importantes pesquisadoras das línguas africanas e suas contribuições para a cultura e história do país.
“Yeda Pessoa de Castro simboliza a memória e a projeção de futuro da relação Sul-Sul em sua essência, o que condiz com os nossos ideais enquanto instituição pública de educação superior, que assume como projeto ético as ações afirmativas e a produção de ciência nesse campo. Sua trajetória notável na área dos estudos linguísticos africanos e afro-brasileiros tem impactado de forma inspiradora e positiva a sociedade, uma verdadeira inspiração para diferentes gerações”, destaca Adriana Marmori, reitora da universidade e presidente do Conselho Universitário (Consu) da Uneb.
Nascida em Salvador, Yeda Pessoa de Castro é referência nacional e internacional nos estudos sobre a presença de línguas africanas no português brasileiro e na valorização das matrizes culturais trazidas ao país pelos povos africanos.
Ao longo de sua carreira, a homenageada desenvolveu pesquisas pioneiras que mapearam vocábulos afro-atlânticos incorporados ao léxico da língua portuguesa falada no Brasil, sistematizando conhecimentos que há muito tempo circulavam apenas na tradição oral. Sua obra acadêmica contribuiu decisivamente para a construção de uma perspectiva crítica sobre a formação linguística e cultural brasileira.
Na Uneb, a pesquisadora fundou o Grupo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (GEAALC), atualmente núcleo (NGEALC), no qual permanece atuando como líder e mentora, pois sua obra é referência obrigatória nesse campo. Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), lecionando línguas e culturas africanas, e professora consultora do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), entre outras atividades desenvolvidas na universidade.