O álbum “Acabou Chorare”, gravado em 1972 pelos Novos Baianos, apareceu em 51º lugar em lista da revista norte-americana “Paste Magazine”, que elegeu 300 discos icônicos da história da música mundial. A publicação, especializada em música e entretenimento, existe desde 2002 e, desde 2006, elege também o Álbum do Ano.
Além do grupo formado originalmente por Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Jorginho Gomes, Bola, Baxinho, Dadi e Luiz Galvão, os mineiros Milton Nascimento (apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, mudou-se ainda criança para Minas Gerais) e Lô Borges também são citados na lista. O clássico álbum “Clube da Esquina”, lançado no mesmo ano do dos baianos, foi eleito o nono melhor de todos os tempos.
Em primeiro lugar, ficou “Songs in the Key of Life”, de 1976, de Stevie Wonder. No Top 10, aparecem ainda Kate Bush, Prince, Beatles, Fishmans e Nina Simone.
Enquanto “Acabou Chorare” é descrito como “uma perfeita fusão de samba rock e tropicália, cheio de paixão e único, de audição fácil e ensolarada”, “Clube da Esquina” é definido pela revista como “retumbante e único”, que “encanta como uma nuvem de calor e de miscelânia sonora”. Para a publicação, o álbum mineiro reúne “traços de pop barroco e folk, mesclados com nuances de psicodelia e MPB, que puxam tanto dos Beatles quanto de Chopin, resultando em um dos projetos mais ricos já compostos na América do Sul”.