Milhares de fiéis tomaram as ruas do Comércio na manhã desta segunda-feira (08) para celebrar Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia e figura central da festa religiosa mais antiga do Brasil, que chega aos seus 476 anos em 2025. Entre cânticos, fé e emoção, Salvador renovou uma tradição que atravessa séculos, mantendo viva a devoção iniciada em 1549, quando a imagem da santa foi trazida de Portugal por Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil.
As homenagens à padroeira começaram ainda de madrugada, às 5h, com a alvorada, que marcou o início das festividades. Em seguida, duas missas foram celebradas no interior da basílica.
O ponto alto da festa aconteceu às 8h, com a Solene Missa Campal realizada em frente à Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e a vice-prefeita, Ana Paula Matos, acompanharam a celebração.

Foto: Betto Jr.
Em sua homilia, Dom Sergio destacou a importância da devoção mariana na vida espiritual dos católicos, lembrando que a Festa da Conceição não é apenas uma homenagem à Mãe de Jesus, mas também um chamado à preparação interior para o Natal.
“Temos a grande alegria de celebrar a padroeira da Bahia. Viemos ao seu santuário como filhos que visitam a mãe, trazendo nosso carinho e aprendendo com Maria como viver no mundo de hoje. Ela está no coração dos baianos, e os baianos estão no coração de Maria”, disse o Cardeal.

Foto: Betto Jr.
Após a missa, a tradicional procissão levou às ruas do Comércio as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim, Santa Dulce dos Pobres e São José, acompanhadas por cânticos, orações e manifestações de fé de milhares de fiéis.
O cortejo percorreu vias históricas do bairro e retornou à basílica para a bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando o rito solene da manhã. A programação segue ao longo do dia, com missas às 12h30, 14h e 15h30 — esta última conhecida como “Missa da Amizade”.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia integra o calendário oficial das festas populares de Salvador e é a segunda grande celebração do ciclo, que foi aberto no último dia 4 de dezembro com a tradicional Festa de Santa Bárbara. A programação segue com uma série de eventos religiosos e culturais que movimentam a cidade até o Carnaval, fortalecendo a identidade, a fé e as tradições do povo baiano.