Em sua saudação após o Angelus, neste domingo (7), o Papa Leão XIV falou sobre a cultura da paz. Em sua pregação, o líder da Igreja Católica afirmou que o diálogo entre católicos e outras religiões torna a paz possível.
“Queridos irmãos e irmãs, o que aconteceu dias atrás na Turquia e no Líbano nos ensina que a paz é possível e que os cristãos, em diálogo com homens e mulheres de outros credos e culturas, podem ajudar a construí-la. Não nos esqueçamos: a paz é possível”, afirmou.
Ele também voltou seu pensamento à primeira viagem apostólica à Turquia e ao Líbano, recentemente concluída. “Conheci pessoas que proclamam o Evangelho acolhendo deslocados internos, visitando prisioneiros e partilhando o pão com os necessitados. Fiquei confortado ao ver tantas pessoas nas ruas me cumprimentando e comovido com o meu encontro com os familiares das vítimas da explosão no porto de Beirute. Os libaneses esperavam uma palavra e uma presença de consolo, mas foram eles que me confortaram com sua fé e entusiasmo!”, disse o papa.
O Santo Padre também expressou solidariedade “aos povos do Sul e Sudeste Asiático, duramente atingidos por recentes desastres naturais”, oferecendo suas orações “pelas vítimas, pelas famílias que choram seus entes queridos e por aqueles que prestam socorro” e exortou “a comunidade internacional e todas as pessoas de boa vontade a apoiarem nossos irmãos e irmãs nessas regiões com gestos de solidariedade”.