Wagner Moura foi um dos grandes destaques do IndieWire Honors 2025 ao receber o prêmio de Melhor Performance por seu trabalho no thriller político “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. A cerimônia aconteceu no último dia 4 de dezembro, no Nya West, em Los Angeles, e reuniu alguns dos nomes mais relevantes do cinema independente internacional.
Referência mundial na cobertura de cinema autoral, séries e premiações, o IndieWire é um dos veículos mais influentes da indústria audiovisual, especialmente no circuito independente e de prestígio. Seus prêmios são acompanhados de perto por profissionais da área, críticos, programadores de festivais e estúdios, funcionando também como termômetro para a temporada de premiações.
Ao subir ao palco para receber a honraria, Wagner Moura misturou descontração e contundência. O ator chegou dançando samba, mas fez um discurso sério ao abordar o legado do fascismo no Brasil e a importância de manter os valores democráticos.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar que governou o Brasil por 21 anos, “O Agente Secreto” acompanha um professor universitário que tenta escapar da perseguição do regime autoritário. Moura destacou a força política do projeto e fez questão de agradecer ao diretor Kleber Mendonça Filho, presente na cerimônia.
“Ele é extraordinário”, disse o ator, ao agradecer o cineasta. “Esse artista incrível, esse artista tão brasileiro, e também um amigo extraordinário”, disse. Moura também agradeceu à distribuidora Neon e ao público brasileiro pelo apoio ao filme, que estreou no Festival de Cannes antes de chegar aos cinemas dos Estados Unidos em novembro.
“É muito legal estar entre tantos artistas que você admira. Obrigado, Neon. Vocês são incríveis. Obrigado por todo o esforço que estão fazendo por este filme, este filme brasileiro”, afirmou. “Quero agradecer, claro, aos meus amigos, à minha família, a todos os brasileiros ao redor do mundo e aos brasileiros que se sentem representados por este filme. Isso significa muito para nós”, disse.
Em seu discurso, o ator lembrou que nasceu durante a ditadura militar e se identificou profundamente com o protagonista da história, que luta para preservar seus valores em meio à repressão. Em tom de esperança, ele comparou o passado autoritário do país com o momento atual da democracia brasileira, fazendo também uma referência indireta ao cenário político dos Estados Unidos.
“Tenho muito orgulho de dizer que, neste momento, a democracia brasileira está em uma forma muito, muito boa”, declarou. “Há esperança. Vamos todos manter nossos valores”, disse.
O reconhecimento no IndieWire se soma a uma sequência de premiações importantes para Wagner Moura por “O Agente Secreto”. Após a estreia em Cannes, ele recebeu o prêmio de Melhor Ator do festival por sua atuação. Em seguida, foi indicado ao Gotham Awards na categoria Melhor Atuação Principal e venceu o prêmio de Melhor Ator do New York Film Critics Circle.
O evento do IndieWire Honors contou com recepção intimista e cerimônia de entrega dos prêmios, além da produção de conteúdos exclusivos, como entrevistas em vídeo e bastidores com os homenageados da noite.