A Prefeitura de Salvador entregou neste sábado (6) a nova orla de Pituaçu, totalmente requalificada ao longo de mais de três quilômetros, entre a Ponte Rio das Pedras e a 3ª Ponte. O trecho recebeu recuperação de passeios, estacionamentos e ciclovia, além de pavimentação em concreto e pedra portuguesa, paisagismo e novos equipamentos de esporte e lazer.
O espaço agora conta com quatro campos de futebol — dois de grama sintética, um de terra e um de areia — e 20 quadras, incluindo poliesportivas, de beach tênis, tênis e futmesa. Há ainda três academias ao ar livre e uma ciclovia revitalizada. O investimento na obra foi de R$ 135,4 milhões.
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis afirmou que esta é a maior obra executada com recursos próprios da Prefeitura. Segundo ele, Salvador alcançou capacidade de investimento que permite ampliar projetos simultaneamente em áreas como orla, saúde, educação e esporte. O gestor destacou ainda que a cidade deve chegar a 2028 com 100% da orla requalificada.
A nova estrutura também conta com quatro parques infantis e 25 quiosques distribuídos ao longo do percurso — sendo 13 restaurantes, sete pontos de água de coco e cinco dedicados ao acarajé. O projeto urbanístico é da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e a administração ficará sob responsabilidade da Orla Brasil.
A presidente da FMLF, Tânia Scofield, ressaltou que a reorganização viária foi fundamental para ampliar o espaço de lazer. A transferência da via para a parte interna permitiu criar um calçadão com ciclovia, quiosques e áreas esportivas, além de uma passarela que integra os dois parques do trecho.
Com Pituaçu, chegam a sete os trechos entregues nesta gestão: Farol de Itapuã (trechos 3 e 4), Stella Maris, Praia do Flamengo, Ipitanga, Porto da Lenha e Pituaçu. De 2013 a 2025, Salvador já contabiliza 33 trechos de orla requalificados.

Salvador inaugura nova orla de Pituaçu com quadras, quiosques e apresentação da Filhos de Jorge
Palco Nelson Rufino é inaugurado
A entrega marcou também a inauguração do Palco Nelson Rufino, que teve apresentação do sambista ao lado da banda Batifun. A Filhos de Jorge fez show em trio pranchão, saindo de Patamares em direção à Boca do Rio. A partir de 22 de dezembro, o espaço terá programação diária, sempre com samba das 16h às 20h. O local ganhou ainda uma estátua do artista, assinada pelo escultor Francisco de Assis.
O secretário municipal de Ordem Pública, Décio Martins, afirmou que o novo trecho consolida um parque esportivo na orla, atraindo famílias para atividades ao ar livre. Ele destacou que os operadores de praia foram mantidos e receberam novos kits de trabalho, enquanto os postos do Salvamar passaram por melhorias.
Para o presidente da Orla Brasil, João Marcello Barreto, o equipamento cultural reforça a vocação do espaço como ponto de convivência e turismo, projetando o trecho como um novo cartão-postal da cidade.

Salvador inaugura nova orla de Pituaçu com quadras, quiosques e apresentação da Filhos de Jorge
Visita e ações ambientais
Durante a visita, as autoridades acompanharam atividades do projeto Orla em Movimento, com aulas de fitdance e beach tennis. A comitiva também visitou o protótipo da futura estátua de Yemanjá, o projeto Lixo Zero e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para resíduos recicláveis, equipado com bebedouros para reduzir o uso de plástico.
Após a instalação da placa inaugural, integrantes da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam) realizaram uma lavagem simbólica da passarela.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou que o novo trecho reforça a atratividade turística da capital, que chega ao pré-verão com calendário intenso de eventos. Segundo ele, a orla totalmente requalificada ajuda a manter Salvador entre os destinos mais procurados do país.