O Cinema Inflável continua sua temporada na Bahia e chega a Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com três dias de programação gratuita ao ar livre. De sexta (5) a domingo (7), a Orla de Mar Grande recebe sessões dos filmes “Robô Selvagem”, “Kayara – A Princesa Inca” e “Estrelas Além do Tempo”.
A programação inclui ainda pipoca gratuita, recreação infantil, roda de samba e a exibição de curtas-metragens locais, sempre a partir das 18h.
Nesta sexta (5), será exibida a animação “Robô Selvagem”, que conta a história de um robô que naufraga em uma ilha e aprende a conviver com os animais. Antes do longa, o público assiste ao curta “Mais que um Rolê”, de Lucca Oliveira. A Trupe Rais realiza atividades infantis com confecção de robôs e acessórios feitos com materiais recicláveis.
![]()
No sábado (6), a atração principal é “Kayara – A Princesa Inca”, sobre uma jovem que deseja se tornar mensageira do Império Inca. A sessão inclui o curta “Samba de Candeeiro”, de Bruno Bittencourt. A recreação infantil fica por conta da Trupe Rais, que realiza intervenção cênica-musical com os palhaços Sirikita e Sujeitão. O Ponto de Cultura Samba de Roda Raízes da Gameleira também participa da abertura.
O encerramento, no domingo (7), traz “Estrelas Além do Tempo”, que retrata a atuação de três mulheres negras na NASA durante a corrida espacial. Antes do filme, será exibido o curta “Néctar do Tempo”, de Pedro Rodrigues. A Trupe Rais conduz uma oficina infantil de mini-foguetes.
O Cinema Inflável utiliza uma tela inflável de 10 x 6 metros, distribui pipoca e comporta até mil pessoas por sessão. Em 2025, o projeto já passou pelo Distrito Federal, reunindo mais de 18 mil pessoas em 12 edições. Na Bahia, já esteve em diversas cidades e segue com temporada que terá 12 edições até dezembro. O projeto, realizado pela D+3 Produções em coprodução com a Maré Produções, busca ampliar o acesso ao cinema ao ar livre e valorizar produções locais.
A iniciativa ainda passará por Camaçari. O Cinema Inflável é realizado no Brasil desde 2013, quando começou com 14 edições no Rio de Janeiro.