A cidade de Paulo Afonso, às margens do Rio São Francisco, será palco do 9º Festival Remo de Ouro Nacional, que acontece a partir desta sexta-feira (5) e segue até domingo (7). O evento reunirá atletas da Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe e Alagoas.
“Vai ser um grande torneio, porque temos um total de 58 times inscritos que vão se apresentar. Será um grande movimento, mais de mil pessoas participando e competindo”, informa Cesare Decarli, responsável por trazer a modalidade dragon boat para a Bahia e que, há 15 anos, mantém a prática ativa na cidade de Paulo Afonso.
Considerado um dos maiores eventos esportivos do gênero no Brasil, o Festival Remo de Ouro terá provas disputadas no balneário o Touro e a Sucuri, um dos cartões-postais da cidade de Paulo Afonso.
De acordo com Cesare, dos 58 times inscritos, 54 disputam a provam; os outros quatros times – formados por pessoas da terceira idade, pessoas atendidas por unidades CAPs de Paulo Afonso, crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) e pessoas com deficiência – foram convidados para uma apresentação. “São pessoas que passarão a integrar o projeto apoiado pelo governo do estado a partir do próximo ano”, adiantou Cesare.
O festival também contará com a presença do presidente da International Dragon Boat Federation (IDBF), o italiano Claudio Schermi. A participação do dirigente mundial reforça o prestígio do evento e o papel de destaque que a Bahia tem conquistado no desenvolvimento da modalidade.
Em 2027, com o apoio do governo do estado, Salvador irá sediar o Pan-Americano de Clubes de Dragon Boat. “É a primeira vez que o evento ocorre na América do Sul. A competição será realizada na Praia da Penha, na Ribeira, com expectativa é reunir mais de 2 mil atletas de todo o mundo”, lembrou Rogério Xavier, presidente da Confederação Brasileira de Dragon Boat.