Paulo Afonso sedia 9º Festival Remo de Ouro Nacional neste final de semana

Paulo Afonso sedia 9º Festival Remo de Ouro Nacional neste final de semana

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Maurício Viana

Publicado em 05/12/2025 às 12:54 / Leia em 2 minutos

A cidade de Paulo Afonso, às margens do Rio São Francisco, será palco do 9º Festival Remo de Ouro Nacional, que acontece a partir desta sexta-feira (5) e segue até domingo (7). O evento reunirá atletas da Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe e Alagoas.

“Vai ser um grande torneio, porque temos um total de 58 times inscritos que vão se apresentar. Será um grande movimento, mais de mil pessoas participando e competindo”, informa Cesare Decarli, responsável por trazer a modalidade dragon boat para a Bahia e que, há 15 anos, mantém a prática ativa na cidade de Paulo Afonso.

Considerado um dos maiores eventos esportivos do gênero no Brasil, o Festival Remo de Ouro terá provas disputadas no balneário o Touro e a Sucuri, um dos cartões-postais da cidade de Paulo Afonso.

De acordo com Cesare, dos 58 times inscritos,  54 disputam a provam; os outros quatros times – formados por pessoas da terceira idade, pessoas atendidas por unidades CAPs de Paulo Afonso, crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) e pessoas com deficiência – foram convidados para uma apresentação. “São pessoas que passarão a integrar o projeto apoiado pelo governo do estado a partir do próximo ano”, adiantou Cesare.

O festival também contará com a presença do presidente da International Dragon Boat Federation (IDBF), o italiano Claudio Schermi. A participação do dirigente mundial reforça o prestígio do evento e o papel de destaque que a Bahia tem conquistado no desenvolvimento da modalidade.

Em 2027, com o apoio do governo do estado, Salvador irá sediar o Pan-Americano de Clubes de Dragon Boat. “É a primeira vez que o evento ocorre na América do Sul. A competição será realizada na Praia da Penha, na Ribeira, com expectativa é reunir mais de 2 mil atletas de todo o mundo”, lembrou Rogério Xavier, presidente da Confederação Brasileira de Dragon Boat.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia