O Aeroporto de Salvador, membro da VINCI Airports, entra na Alta Temporada 2025/2026 com resultados inéditos desde o início da concessão. O terminal baiano, que terá seu pico de operação entre os dias 15 de dezembro de 2025 e 31 de janeiro de 2026, projeta crescimento de 14% na oferta total de assentos em relação à temporada passada, com 1,6 milhão de lugares ofertados. O desempenho representa o maior volume de voos e assentos já registrados na história recente do aeroporto.
Entre os fatores que impulsionaram este resultado, estão o crescimento da malha doméstica e a expansão das rotas internacionais. No mercado interno, a oferta terá um crescimento de 13%, alcançando 1,4 milhão de assentos. Já no segmento internacional, o crescimento é ainda mais expressivo: 31% em relação ao verão passado, totalizando 121 mil assentos. .
O mês de janeiro de 2026 também promete ser histórico. A previsão é de 1 milhão de assentos disponíveis, um aumento de 13% em comparação a janeiro de 2025. O dia 2 de janeiro de 2026 marcará o ponto alto da operação, com 36 mil assentos ofertados em um único dia, o que representa 9% a mais do que o pico registrado no ano anterior. Neste mesmo dia, o aeroporto terá 218 voos previstos, sendo 206 domésticos e 12 internacionais, com média de 95 partidas diárias ao longo da temporada.
Desde o início da concessão, o Salvador Bahia Airport ampliou em 51% a oferta internacional de assentos, enquanto o número de voos internacionais avançou 57%. No total, o movimento de aeronaves cresceu 33% ao longo do período.
Entre as companhias aéreas, a GOL lidera o crescimento, com aumento de 23% na alta temporada. O avanço é resultado da ampliação de frequências para destinos estratégicos, como o Rio de Janeiro, que passa de 38 para 58 voos semanais, e São Paulo, que sobe de 29 para 44 frequências. A operação para Porto Seguro passa a ser diária, reforçando a integração da capital com o interior da Bahia. Já a Azul cresce 7%, impulsionada pelo aumento de frequências em Congonhas e pelas novas rotas sazonais que ligam Salvador a Ribeirão Preto, Uberlândia e São José do Rio Preto.
O mercado internacional também se destaca. Ao todo, Salvador terá seis destinos diretos para o exterior nesta alta temporada: Buenos Aires, Lisboa, Madrid, Paris, Montevidéu e Cidade do Panamá. A novidade é a estreia da Copa Airlines, que passa a operar voos para a Cidade do Panamá, conectando Salvador a destinos na América Central e no Caribe. A Air France amplia sua presença e a Flybondi reforça a malha para Argentina.
A Argentina se mantém como principal mercado internacional, com 47 mil assentos ofertados, um crescimento de 74% em relação à temporada anterior. A operação será dividida entre Aerolíneas Argentinas, Flybondi, GOL e SKY, totalizando 21 voos semanais para Buenos Aires. Com isso, o país vizinho segue como o destino internacional mais procurado a partir de Salvador.
A malha doméstica, por sua vez, chega a 32 destinos atendidos, sendo 27 regulares e 5 sazonais, operados por quatro companhias aéreas. O aeroporto mantém a maior conectividade estadual do Nordeste, com nove rotas dentro da Bahia, incluindo Porto Seguro, Ilhéus, Barreiras, Lençóis, Guanambi, Vitória da Conquista, Morro de São Paulo e Boipeba.
“Estamos vivendo a maior alta temporada desde o início da concessão, com recordes de voos e assentos. Esses números traduzem o potencial do turismo baiano e o trabalho integrado com as companhias aéreas e o trade. Salvador segue conectando pessoas, culturas e oportunidades, fortalecendo a economia e o turismo do nosso estado”, afirma o CEO da VINCI Airports no Brasil, Julio Ribas.