O Bahia venceu o Sport por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (3), na Arena Fonte Nova, pela 37ª rodada do Brasileirão, gols de Rodrigo Nestor e Luciano Juba. O resultado leva o Tricolor aos 60 pontos, mantém o time vivo na briga por vaga direta na fase de grupos da Libertadores e empurra a decisão para o duelo com o Fluminense, no domingo, no Maracanã.
Diante de um Sport já rebaixado e em série de dez derrotas consecutivas, o Bahia empurrou o adversário para o próprio campo, finalizou mais de 25 vezes e só não construiu placar ainda maior por causa das defesas de Caíque França e de um pênalti desperdiçado por Willian José. Nestor abriu o placar no fim do primeiro tempo, em chute no ângulo depois de boa tabela pela esquerda.
Na etapa final, a vitória foi consolidada com a famosa “lei do ex”: Luciano Juba, formado no rubro-negro pernambucano, acertou outro chute forte de fora da área e fez o segundo, garantindo um triunfo importante na despedida do Bahia diante de quase 40 mil torcedores na Fonte Nova. Com o 2 a 0 sobre o Sport, o Bahia fica ainda mais perto da classificação para a fase de grupos da Libertadores, ocupando provisoriamente o 6º lugar e um ponto atrás do Fluminense, 5º colocado.
O cenário da tabela deixa o Tricolor dependente de combinação de resultados. Além de vencer o Fluminense fora de casa para chegar a 63 pontos e ultrapassar o próprio rival direto, o Bahia precisa que o Botafogo some no máximo três pontos nas duas rodadas finais e torce para que Cruzeiro ou o próprio Fluminense conquistem a Copa do Brasil, o que abriria uma vaga extra direta na fase de grupos em 2026.
Após a partida, Rogério Ceni reforçou o peso do jogo no Maracanã e cobrou postura do elenco. O treinador disse que lembra o grupo diariamente da diferença entre cair na pré-Libertadores e entrar direto na fase de grupos.