Goleado por 4 a 0 pelo Bragantino nesta quarta-feira (3), em Bragança Paulista, o Vitória voltou para a zona de rebaixamento do Brasileirão, caiu para a 17ª posição com 42 pontos e verá sua permanência na Série A ser definida em duelo contra o São Paulo, no domingo, no Barradão.
O placar foi construído ainda no duelo atrasado da 34ª rodada: Eduardo Sasha marcou duas vezes antes dos 10 minutos, e Lucas Barbosa e Jhon Jhon ampliaram na etapa final, em um Bragantino 4 x 0 Vitória de amplo domínio paulista. Relatórios de campo apontam um time rubro-negro acuado, com o goleiro Thiago Couto evitando que a goleada fosse ainda maior.
O resultado derruba a sequência de cinco jogos de invencibilidade do Vitória e recoloca o time no Z-4 justamente às vésperas da rodada final. De acordo com as projeções do Departamento de Matemática da UFMG, o risco de rebaixamento do clube saltou de 30,6% para 65% após a derrota, enquanto Bragantino chegou a 48 pontos, zerou a chance de queda e ainda mira vaga em competições continentais.
A goleada também pesa pelo simbolismo: foi a segunda pior derrota do Vitória em 2025, atrás apenas do 8 a 0 sofrido contra o Flamengo no Maracanã. Para completar o cenário de alerta, o time saiu de Bragança com mais problemas físicos, já que o zagueiro Lucas Halter e o volante Dudu deixaram o gramado lesionados e viraram dúvidas para o confronto decisivo no Barradão.
Mesmo assim, o discurso no clube é de reação imediata. “Hoje não tem desculpa. Os caras foram superiores. Simples assim”, admitiu o técnico Jair Ventura, que convocou a torcida para o jogo contra o São Paulo e reforçou que a equipe precisa vencer em casa e torcer por tropeços dos concorrentes diretos para transformar a goleada em ponto de virada na luta para permanecer na Série A.