Vasco: o que precisa acontecer para o time evitar o rebaixamento no Brasileirão

Vasco: o que precisa acontecer para o time evitar o rebaixamento no Brasileirão

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Andre Melo Andrade, MyPhoto Press/Gazeta Press

Publicado em 03/12/2025 às 09:02 / Leia em 3 minutos

Depois de perder por 2 a 0 para o Mirassol, em São Januário, o Vasco estacionou nos 45 pontos e ainda não está matematicamente livre da Série B. O time pode garantir a permanência já nesta quarta-feira (3), sem entrar em campo, dependendo de uma combinação de resultados na reta final do Brasileirão.

Atualmente, a equipe de Fernando Diniz ocupa a 11ª posição, com 13 vitórias, vantagem importante no critério de desempate em relação a rivais diretos como Santos, Fortaleza, Internacional e Vitória, que somam menos triunfos. Estudos do Departamento de Matemática da UFMG apontam risco de queda de apenas 0,0204% para o clube cruz-maltino, ou seja, chance mínima, mas ainda existente.

O passo imediato para zerar esse risco não depende do próprio Vasco. Segundo o ge, o time precisa que pelo menos um entre Fortaleza e Santos não vença nesta quarta-feira: empatar ou perder já é suficiente para atender a essa condição. Se os dois tropeçarem, o Vasco estará matematicamente garantido na Série A antes mesmo de enfrentar o Atlético-MG na última rodada.

Por outro lado, se Fortaleza e Santos vencerem seus jogos, o cruz-maltino vai para a rodada final ainda com possibilidade de rebaixamento. Nesse cenário intermediário, em que apenas um deles ganha, o alívio também pode vir sem a bola rolar para o Vasco: basta que haja um vencedor em Bragantino x Vitória ou que o Internacional não vença o São Paulo, combinação que fecha a conta e livra o time da queda.

Reportagem do “Lance!” detalha ainda que a situação geral da parte de baixo da tabela envolve dez clubes para duas vagas restantes no Z-4, com Sport e Juventude já rebaixados. Nesse bolo, Fortaleza, Santos e Internacional concentram os maiores riscos, enquanto Vitória e Ceará ainda aparecem ameaçados. O Vasco figura no bloco mais confortável, ao lado de Bragantino, Atlético-MG, Corinthians e Grêmio, mas segue dependente dessa rodada para transformar probabilidade baixíssima em segurança total.

Se a definição ficar para domingo (7), o confronto com o Atlético-MG, na Arena MRV, passa a ser a última chance de o time resolver por conta própria a permanência, somando novos pontos e se afastando de qualquer combinação improvável. Após a derrota para o Mirassol, Diniz reconheceu a campanha irregular ao dizer que “o Vasco deixou muitos pontos na mesa nesse Brasileiro” e destacou a necessidade de aprender com a reta final para não repetir o sufoco na próxima temporada.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia