A Chamada Nordeste, iniciativa do Banco do Nordeste (BNB) em parceria com outras instituições federais e o Consórcio Nordeste, selecionou 189 projetos com investimentos previstos de R$ 113 bilhões. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º), durante a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste.
O programa, lançado em maio no âmbito da Nova Indústria Brasil (NIB), foca em cinco áreas estratégicas: energias renováveis, descarbonização, data center verde, bioeconomia e setor automotivo, incluindo máquinas agrícolas.
Para Wanger Alencar, presidente do BNB, a iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento da economia nordestina. “Não há desenvolvimento sem crédito e sem inovação. Precisamos avançar na formatação desses projetos para que impactem efetivamente a região”, afirmou.
O governador do Piauí e atual presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, destacou que o financiamento será “o maior da história da indústria brasileira” e que novas chamadas devem ser lançadas em breve.
Durante a assembleia, também foram apresentados o Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN) e o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, além da eleição de Paulo Dantas, governador de Alagoas, como próximo presidente do Consórcio.