O ator Othon Bastos recebeu nesta sexta-feira (28) a Comenda de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Tucano, no interior da Bahia, em reconhecimento à sua trajetória na cultura brasileira. A sessão solene reuniu autoridades e fãs, incluindo o prefeito Ricardo Maia, o vice-prefeito Robson, o deputado Ricardo Maia e o ex-prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro.
Em seu discurso, Bastos, de 92 anos, destacou a emoção de receber a homenagem em sua terra natal. “Muito obrigado por esse momento que eu jamais poderei esquecer. Jamais receber essa homenagem na minha terra, terra em que eu tenho orgulho de ser um tucanense. Sempre disse”, afirmou.

Othon Bastos
Durante o evento, o prefeito Ricardo Maia anunciou a construção de um teatro de grande porte que levará o nome do ator, com previsão de início das obras em 2026. “Firmamos o compromisso de fazermos um dos maiores teatros do interior baiano, representando uma estrutura grandiosa como o espetáculo que estamos recebendo”, disse.
O reencontro de Othon Bastos com Tucano aconteceu após 86 anos longe da cidade. O ator desembarcou na quinta-feira (27) para apresentar o monólogo “Não me entrego, não!”, escrito e dirigido por Flávio Marinho, em sessão aberta ao público na praça central no domingo (30). O evento, apoiado pelo presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, atraiu moradores e transformou a apresentação em um marco histórico para a cidade.
Ver essa foto no Instagram
Othon Bastos acumula mais de 60 trabalhos na televisão, mais de 90 no cinema e mais de 50 no teatro, com participações em produções como O Pagador de Promessas (1962), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e novelas como Sinhá Moça (2006), Além do Tempo (2015) e Éramos Seis (2019).