A Cantina da Lua realiza, nesta quarta-feira (3), às 16h, uma cerimônia para marcar os 40 anos do tombamento do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O fundador da casa, o escritor e jornalista Clarindo Silva, fará a instalação de uma placa em mármore no espaço, no Pelourinho.
A peça traz a mensagem:“40 anos do tombamento do Centro Histórico como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ainda há muito por se fazer. Centro Histórico preservar para perpetuar. Projeto Cultural Cantina da Lua – 3 de dezembro de 2025.”
O ato reunirá representantes do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia, da ACOPELÔ, do Montepio dos Artistas, dos Guias Independentes da Bahia, da Sociedade Protetora dos Desvalidos, além de artistas e moradores do bairro.
Defensor da preservação do Centro Histórico, Clarindo afirma que a placa funciona também como um alerta. “O tombamento foi um chamado para toda a humanidade, mas ainda precisamos ampliar a conscientização sobre a importância deste lugar, por sua grandiosidade, beleza arquitetônica e história”, afirma.
Ele destaca ainda que o compromisso com o Pelourinho deve ser coletivo. “O Pelourinho é patrimônio de toda a humanidade, e é dessa ajuda que precisamos para garantir a dignidade que ele merece.”
A iniciativa integra o Projeto Cultural Cantina da Lua, reforçando a atuação histórica da casa na valorização da memória e da identidade do Centro Histórico.