Cantina da Lua celebra 40 anos do tombamento do Centro Histórico com instalação de placa comemorativa

Cantina da Lua celebra 40 anos do tombamento do Centro Histórico com instalação de placa comemorativa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 30/11/2025 às 13:26 / Leia em 2 minutos

A Cantina da Lua realiza, nesta quarta-feira (3), às 16h, uma cerimônia para marcar os 40 anos do tombamento do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O fundador da casa, o escritor e jornalista Clarindo Silva, fará a instalação de uma placa em mármore no espaço, no Pelourinho.

A peça traz a mensagem:“40 anos do tombamento do Centro Histórico como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ainda há muito por se fazer. Centro Histórico preservar para perpetuar. Projeto Cultural Cantina da Lua – 3 de dezembro de 2025.”

O ato reunirá representantes do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia, da ACOPELÔ, do Montepio dos Artistas, dos Guias Independentes da Bahia, da Sociedade Protetora dos Desvalidos, além de artistas e moradores do bairro.

Defensor da preservação do Centro Histórico, Clarindo afirma que a placa funciona também como um alerta. “O tombamento foi um chamado para toda a humanidade, mas ainda precisamos ampliar a conscientização sobre a importância deste lugar, por sua grandiosidade, beleza arquitetônica e história”, afirma.

Ele destaca ainda que o compromisso com o Pelourinho deve ser coletivo. “O Pelourinho é patrimônio de toda a humanidade, e é dessa ajuda que precisamos para garantir a dignidade que ele merece.”

A iniciativa integra o Projeto Cultural Cantina da Lua, reforçando a atuação histórica da casa na valorização da memória e da identidade do Centro Histórico.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia