Projeto propõe uso de mel de cacau para combater ervas daninhas no Vale do Jiquiriçá

Projeto propõe uso de mel de cacau para combater ervas daninhas no Vale do Jiquiriçá

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação/Secti

Publicado em 03/06/2024 às 14:45 / Leia em 2 minutos

Uma das principais frutas da Bahia, aproveitada em diversas formas, o cacau ganhou mais uma função: ser herbicida. Na verdade, o mel de cacau  – bebida fruto da extração das sementes – é que foi usado por estudantes da cidade de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, para combater ervas daninhas.

O mel é usado para combater as pragas do próprio cacau. A iniciativa é dos os estudantes Bernardo Amaral, João Santos e Davi Barreto, do Colégio Estadual Antônio Felipe Evangelista Neto. “Normalmente o controle dessas ervas é caro e algumas opções de tratamento causam impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana. Diante disso, decidimos explorar a possibilidade do uso do mel de cacau como um pesticida biológico”, explica orientador do projeto, Rafael Santos.

Os estudantes fizeram um estudo de campo que comprovou que o uso do mel de cacau reduziu o crescimento das pragas e os custos de controle em 25%, comparando aos herbicidas químicos.

“Alguns agricultores não aproveitam o mel de cacau devido à falta de tempo, interesse ou conhecimento, mas a utilização dele reduz a necessidade de produtos químicos prejudiciais ao solo, à água e aos recursos naturais, além de ser uma alternativa de baixo custo”, diz Rafael, sobre o projeto que foi elaborado no âmbito Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação (SEC).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia