Recôncavo Baiano entra no mapa do turismo internacional com o Programa Novas Rotas da Embratur

Recôncavo Baiano entra no mapa do turismo internacional com o Programa Novas Rotas da Embratur

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação/Embratur

Publicado em 28/11/2025 às 10:14 / Leia em 4 minutos

Com foco na internacionalização de destinos emergentes e na promoção de um turismo mais sustentável e inteligente, a Embratur lançou, nesta quinta-feira (27), o Programa Novas Rotas na histórica região do Recôncavo Baiano. O evento, realizado no Cineteatro Cachoeirano, em Cachoeira, reuniu gestores públicos, empresários e representantes do trade em uma agenda estratégica voltada para fortalecer a presença da região no mercado global.

A iniciativa inédita no país tem como objetivo capacitar profissionais do setor, valorizar experiências culturais e autênticas do território e aumentar a competitividade dos destinos no cenário internacional. No Recôncavo, o programa contempla sete municípios: Aratuípe, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Muritiba, Santo Amaro e São Félix.

Lançado em abril, o Novas Rotas integra a estratégia da Embratur para descentralizar o fluxo do turismo internacional no Brasil, ampliando o alcance de regiões com forte potencial cultural, histórico e natural, mas ainda fora dos circuitos mais tradicionais buscados por turistas estrangeiros. A proposta estimula a criação de roteiros temáticos, prolonga a permanência do visitante e contribui para a distribuição mais equilibrada dos benefícios econômicos da atividade.

“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur, que destacou o caráter transformador da iniciativa. “Precisamos tirar o turismo da gaveta das atividades secundárias e colocá-lo em uma gaveta decisiva do novo modelo econômico para o país. É uma força que une, pois o turismo nos faz sentar juntos para trabalhar para o país dar certo”, destacou.

Foto: Divulgação/Embratur

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus, celebrou a escolha da cidade como sede do polo do programa. “Para o nosso município é uma honra e uma enorme responsabilidade sediar o polo do Novas Rotas no Recôncavo. Este momento é histórico! O turista internacional não busca mais só praias; ele busca autenticidade, cultura viva e propósito. Estamos prontos para receber o mundo com a excelência que nossa história merece”, reforçou.

Já o prefeito de São Félix, José Geraldo, destacou que a integração regional é fundamental para avançar. “Nós do Recôncavo temos que criar nossas próprias possibilidades e o turismo é um vetor para a geração de renda. Temos um potencial incrível, que vai do turismo ecológico ao religioso, passando pelo nosso vasto patrimônio histórico. Essa integração, simbolizada pela parceria dos municípios com o apoio da Embratur, é o caminho para fortalecer e potencializar todas as belezas da nossa região”, destacou.

Após a solenidade de abertura, começaram os painéis temáticos do Novas Rotas, estruturados em quatro pilares: Sustentabilidade nos destinos turísticos, Inovação para o turismo internacional, Inteligência de dados como ferramenta de otimização para o turismo e Afroturismo. Os conteúdos foram apresentados pelos técnicos da Embratur Tânia Neres (Afroturismo), Lucas Lins (EmbraturLAB), Cristiano Borges (Inteligência de Dados) e Caio Iglesias (ESG).

Além dos encontros presenciais, o programa disponibilizará uma plataforma de Ensino à Distância (EAD) para garantir formação contínua a gestores e empreendedores. A meta é consolidar uma rede nacional de desenvolvimento turístico sustentável, conectando o trade e fortalecendo o setor como vetor estratégico de geração de emprego e renda.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia