Pela 36ª rodada do Brasileirão, o Fluminense atropelou o São Paulo por 6 a 0 na noite desta quinta-feira (27), no Maracanã, alcançou a quinta colocação com 58 pontos e garantiu ao menos vaga na fase preliminar da próxima Libertadores, além de registrar sua maior vitória sobre o rival no torneio.
Logo no primeiro tempo, o time de Luis Zubeldía transformou a pressão em goleada: Canobbio abriu o placar de pênalti, Martinelli ampliou de cabeça e Nonato fez o terceiro ainda antes do intervalo. Na etapa final, John Kennedy, novamente Canobbio e Serna completaram o 6 a 0 e mantiveram o Fluminense em controle total das ações.
O resultado coroou a noite em que o Fluminense goleou o São Paulo por 6 a 0 e confirmou a vaga na próxima Libertadores, garantindo presença ao menos na fase prévia do torneio continental de 2026. A equipe tricolor pula provisoriamente para o quinto lugar da tabela e ainda pode melhorar a posição nas duas rodadas finais do campeonato.
Para o São Paulo, a derrota representa uma das noites mais duras recentes: o time sofre sua pior derrota para o Fluminense em jogos de Brasileirão e fica estacionado nos 48 pontos, em oitavo. Com isso, passa a depender da abertura de um eventual G-8, caso Cruzeiro ou o próprio Flu conquistem a Copa do Brasil, para ainda sonhar com uma vaga na pré-Libertadores.
Após o jogo, Hernán Crespo reconheceu a dimensão do problema e cobrou mudanças para 2026. “Acho que eu posso fazer parte da solução”, afirmou o técnico argentino em coletiva, ao comentar o projeto a longo prazo e a necessidade de reforços para tornar o São Paulo competitivo novamente.
Do lado carioca, a goleada alimenta o clima de confiança na reta final da temporada. Além dos dois compromissos restantes pelo Brasileirão, o Fluminense ainda disputa a decisão da Copa do Brasil, em que pode transformar a vaga na Libertadores em presença direta na fase de grupos e encerrar o ano com mais um título de peso no Maracanã.