São Desidério, a cerca de 871 km de Salvador, ostenta um título bastante negativo, segundo levantamento do Map Biomas Alerta. Os dados, que começaram a ser coletados em 2019, apontam a cidade do Oeste baiano, com 33 mil habitantes, como a primeira fora da Amazônia a liderar o ranking de devastação no Brasil.
Os números são referentes a 2023, ano em que o Cerrado superou a Amazônia em área desmatada. Os dados confirmam que, ali, o desmatamento foi de 40.052 hectares, 9% a mais que no ano anterior, quando foi de 36,6 mil hectares.
Ainda segundo o levantamento, mais da metade de toda a área desmatada no Brasil em 2023 ocorreu no bioma do Cerrado, principalmente na região do Matopiba, entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
“O Cerrado, que já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa, passou a ser o protagonista do desmatamento no país, o que torna essa condição ainda mais preocupante”, ressalta Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Cerrado e Diretora de Ciência do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).