Com gol de Bruno Henrique nos acréscimos, o Flamengo empatou por 1 a 1 com o Atlético-MG na noite desta terça-feira (25), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e abriu cinco pontos de vantagem na liderança do Brasileirão após derrota do Palmeiras para o Grêmio, ficando muito perto de confirmar o título.
O Galo saiu na frente ainda no primeiro tempo, quando Dudu avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Bernard completar para o gol. Na etapa final, Filipe Luís colocou em campo titulares como Arrascaeta e o próprio Bruno Henrique, e o time passou a rondar a área mineira até que, aos 46 minutos, o atacante subiu mais alto que a defesa para testar para as redes e evitar a derrota fora de casa.
O empate em Belo Horizonte, combinado com a virada do Grêmio por 3 a 2 sobre o Palmeiras em Porto Alegre, levou o líder a 75 pontos, contra 70 do vice-líder, restando apenas duas rodadas. Cruzeiro aparece logo atrás, com 68 pontos e um jogo a menos, mas o rubro-negro mantém vantagem confortável no saldo de gols e depende apenas de uma vitória sobre o Ceará, no Maracanã, no dia 3 de dezembro, para erguer o troféu nacional.
Os números reforçam o cenário favorável: levantamento do Gato Mestre, do ge, elevou para 96% a probabilidade de título do time carioca após o 1 a 1 na Arena MRV, deixando ao Palmeiras apenas 3% de chances e ao Cruzeiro pouco mais de 1%. As projeções levam em conta desempenho ofensivo e defensivo, calendário e simulações de milhares de combinações possíveis nas rodadas finais.
Depois da partida, Filipe Luís fez questão de exaltar o momento de Bruno Henrique, decisivo novamente ao sair do banco: “Eu sempre acreditei nele”, disse o técnico, destacando o peso histórico do atacante para o clube. Antes da decisão diante do Ceará, porém, o elenco volta as atenções para a final da Libertadores contra o Palmeiras, sábado, em Lima, enquanto carrega a vantagem no Brasileirão e a chance de coroar a temporada com um duplo título.