Salvador se destaca com dois reconhecimentos em premiação nacional de gestão pública

Salvador se destaca com dois reconhecimentos em premiação nacional de gestão pública

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Betto Jr./Secom PMS

Publicado em 19/11/2025 às 09:55 / Leia em 2 minutos

Salvador voltou a ser destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, conquistando dois importantes reconhecimentos na cerimônia realizada na noite desta terça-feira (18), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O prefeito Bruno Reis representou a cidade na premiação, que consagra boas práticas de gestão pública em todo o país.

A capital baiana foi vencedora em dois pilares avaliados pelo prêmio: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Além disso, Salvador ainda foi finalista nos eixos de Educação e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e garantiu o 2º lugar na categoria Geral Cidade Excelente entre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes.

Durante a premiação, Bruno Reis destacou a relevância dos reconhecimentos obtidos e reforçou a prioridade dada ao equilíbrio fiscal. “Gestão fiscal, transparência, governança e desenvolvimento econômico: a gente sempre diz que quem não sabe cuidar das contas públicas não tem como cuidar das pessoas. Não basta ter sonhos e projetos sem os recursos necessários para tirá-los do papel e garantir que as políticas públicas funcionem. A regra de ouro da nossa gestão é gastar menos do que arrecada, para ter dinheiro para investimentos, programas e projetos que estão mudando a vida das pessoas para melhor”, afirmou o prefeito, que contou ainda com a presença da secretária de Comunicação (Secom), Renata Vidal.

O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, que reúne dados oficiais de municípios brasileiros desde 2021. O sistema aplica conceitos de big data e inteligência artificial para consolidar 72 indicadores em uma nota final, permitindo diagnósticos comparativos de desempenho.

A metodologia avalia seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Na Bahia, os municípios concorrem em três categorias, definidas de acordo com o porte populacional. Salvador está na faixa dos municípios com mais de 100 mil habitantes, onde mais uma vez se destacou como referência em gestão pública.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia