Salvador voltou a ser destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, conquistando dois importantes reconhecimentos na cerimônia realizada na noite desta terça-feira (18), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O prefeito Bruno Reis representou a cidade na premiação, que consagra boas práticas de gestão pública em todo o país.
A capital baiana foi vencedora em dois pilares avaliados pelo prêmio: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Além disso, Salvador ainda foi finalista nos eixos de Educação e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e garantiu o 2º lugar na categoria Geral Cidade Excelente entre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes.
Durante a premiação, Bruno Reis destacou a relevância dos reconhecimentos obtidos e reforçou a prioridade dada ao equilíbrio fiscal. “Gestão fiscal, transparência, governança e desenvolvimento econômico: a gente sempre diz que quem não sabe cuidar das contas públicas não tem como cuidar das pessoas. Não basta ter sonhos e projetos sem os recursos necessários para tirá-los do papel e garantir que as políticas públicas funcionem. A regra de ouro da nossa gestão é gastar menos do que arrecada, para ter dinheiro para investimentos, programas e projetos que estão mudando a vida das pessoas para melhor”, afirmou o prefeito, que contou ainda com a presença da secretária de Comunicação (Secom), Renata Vidal.
O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, que reúne dados oficiais de municípios brasileiros desde 2021. O sistema aplica conceitos de big data e inteligência artificial para consolidar 72 indicadores em uma nota final, permitindo diagnósticos comparativos de desempenho.
A metodologia avalia seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Na Bahia, os municípios concorrem em três categorias, definidas de acordo com o porte populacional. Salvador está na faixa dos municípios com mais de 100 mil habitantes, onde mais uma vez se destacou como referência em gestão pública.