Caetano Veloso e Paula Lavigne comparecem ao velório de Jards Macalé no Rio

Caetano Veloso e Paula Lavigne comparecem ao velório de Jards Macalé no Rio

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Roberto Filho / Brazil News

Publicado em 18/11/2025 às 16:45 / Leia em 2 minutos

O corpo do músico, compositor e ator Jards Macalé foi velado na manhã desta terça-feira (18), na Sala Sidney Muller, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro. A cerimônia começou às 10h e seguiu até as 15h. O sepultamento ocorreu às 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

Entre os presentes estiveram Caetano Veloso e Paula Lavigne, além da viúva, a cineasta Rejane Zilles. O pintor e fotógrafo Carlos Vergara e o ator Luís Miranda também compareceram para prestar suas últimas homenagens.

Macalé morreu na segunda-feira (17), aos 82 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Ele estava internado em um hospital particular na Barra da Tijuca, onde tratava um enfisema pulmonar.

A notícia da morte foi anunciada nas redes sociais do artista: “Jards Macalé nos deixou hoje. Chegou a acordar de uma cirurgia cantando ‘Meu Nome é Gal’, com toda a energia e bom humor que sempre teve”, dizia a publicação.

Trajetória

Nascido em 3 de março de 1943, na Tijuca, zona norte do Rio, Jards Anet da Silva cresceu cercado pela música — dos batuques do morro da Formiga às valsas, modinhas e foxes tocados pelos pais. Na juventude, mudou-se com a família para Ipanema, onde ganhou o apelido “Macalé”.

Ainda adolescente, formou seus primeiros grupos musicais e aprofundou seus estudos, tendo aulas com mestres como Guerra Peixe, Turibio Santos e Esther Scliar. Sua carreira profissional começou em 1965, como guitarrista do Grupo Opinião. Foi diretor musical das primeiras apresentações de Maria Bethânia e teve composições gravadas por nomes como Elisete Cardoso e Nara Leão. Junto a Gal Costa, Paulinho da Viola e José Carlos Capinam, criou a Agência Tropicarte.

Macalé também atuou no cinema, compondo trilhas e participando de filmes como Amuleto de Ogum e Tenda dos Milagres, de Nelson Pereira dos Santos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia