Cerca de 300 atletas participaram da estreia da Meia Maratona de Itaparica neste final de semana. O evento contou com um roteiro que passou por paisagens com praias, centro histórico e pontos culturais da ilha e teve o fuzileiro naval Fernando Rocha, de 46 anos, como grande vencedor na prova de 21 km. A estrutura contou com pórticos de largada e chegada, áreas de apoio, tendas, palco de premiação, sistema de cronometragem e chips eletrônicos para os atletas.
“A realização dessa prova fez com que Itaparica entrasse no roteiro de eventos esportivos e fortaleceu a cena turística da Ilha, com todas as suas belezas naturais e toda a sua potência cultural. Estamos muito felizes com os resultados e ansiosos para iniciar a preparação para a edição de 2026”, celebrou Larissa Oliveira, secretária de Esporte de Itaparica.
Reforçando o seu compromisso responsabilidade socioambiental, a organização implementou ações como o incentivo à participação de pessoas com deficiência e de atletas de baixa renda, além de moradores da própria ilha; uso consciente de materiais, gestão de resíduos, incentivo à mobilidade sustentável e parcerias com fornecedores locais que adotam práticas ecológicas.
“Foi uma experiência incrível trazer este evento para Itaparica. Toda a comunidade da Ilha abraçou o projeto e estamos certos de que ele chegou para ficar. Em 2026 voltaremos em uma edição ainda maior”, ressaltou o organizador da etapa e CEO da M1 Treinamentos e Eventos, Manoel Lima.
Para o primeiro campeão da meia maratona, que é também músico e compositor, apesar do desafio, foi uma experiência especial e inspiradora: “O percurso desafiador e o clima da ilha trouxeram uma energia muito especial. A organização deixou tudo redondo, permitindo que eu me concentrasse totalmente na performance. Essa vitória tem um sabor ainda maior porque conecta diretamente com a minha trajetória e com o que expresso nas minhas composições, como ‘Vida de Corredor’ e ‘Ative Sua Fé’. Cada quilômetro me lembrou dessas mensagens de força, espiritualidade e superação. Foi uma honra cruzar a linha de chegada sentindo tudo isso”, declarou Fernando Rocha.