Plata, do Fla, é suspenso e multado pela comissão disciplinar da Conmebol

Plata, do Fla, é suspenso e multado pela comissão disciplinar da Conmebol

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

 Jorge Rodrigues/AGIF - Luis ROBAYO / AFP

Publicado em 15/11/2025 às 06:29 / Leia em 2 minutos

A Conmebol puniu o atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, com dois jogos de suspensão e multa em dólar pela expulsão na semifinal da Libertadores contra o Racing, em Buenos Aires. Com a decisão confirmada pela comissão disciplinar nesta sexta-feira (14), o equatoriano desfalca o time na final contra o Palmeiras, no dia 29 de novembro, e ainda cumprirá mais um jogo de gancho em competição futura da entidade.

O comunicado da entidade determina que o equatoriano cumpra a suspensão automática na decisão do torneio e mais um jogo em competição futura organizada pela Conmebol. Além do gancho, o jogador recebeu multa de US$ 4 mil, cerca de R$ 21 mil, valor que será descontado da premiação a que o Flamengo tem direito pela campanha na Libertadores.

O cartão vermelho foi mostrado aos 10 minutos do segundo tempo, após revisão do VAR, em um lance fora da disputa de bola com o zagueiro Marcos Rojo. No relatório, o assistente afirmou que Plata desferiu um “golpe, com o punho, nas genitais” do defensor argentino, descrição classificada como conduta violenta e usada como base para manter a expulsão mesmo sem imagem considerada conclusiva pelas câmeras.

A atitude agravou o incômodo interno com o atacante, que já havia sido expulso em outros jogos recentes por competições sul-americanas, o que levou o clube a cobrar o jogador nos bastidores e discutir punições adicionais. A decisão da Conmebol, porém, vale apenas para torneios da própria entidade, e Plata segue apto a atuar pelo Campeonato Brasileiro quando retornar da seleção do Equador, pela qual desfalca o Flamengo no duelo contra o Sport neste fim de semana.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia