Celebrando os 60 anos do Martagão Gesteira e a sua importância para a população baiana, o livro “O Hospital da minha vida” será lançado no próximo 18 de novembro, às 16h, no Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, em Salvador. Escrita pelo cirurgião pediátrico Carlos Emanuel Melo, a obra conta, a partir de fatos e memórias, a história de uma das principais instituições de saúde da Bahia, sob a ótica de quem está há 25 anos na linha de frente da batalha pela causa da saúde infantojuvenil.
“Quando eu decidi escrever este livro, um dos principais objetivos era mostrar para toda a sociedade o que acontece dentro daquele hospital, porque ele é tão importante e o que ele representa para milhares de famílias baianas que ali encontram acolhimento, amor, acesso à saúde de qualidade e cura”, destaca o autor. “Toda a renda obtida com as vendas será revertida ao próprio Martagão, que tem enfrentado grandes desafios e, mesmo assim, continua se superando. Uma instituição essencial para o SUS na Bahia, um verdadeiro patrimônio dos baianos”, completa.
A publicação, que já está disponível em pré-venda, conta com ilustrações do artista plástico Elano Passos e prefácio assinado pelo publicitário Nizan Guanaes, CEO da N Ideias. “São dois nomes de peso que se somam a este projeto, que acreditam na causa defendida pelo hospital”, acrescenta o médico.
Sobre o Martagão Gesteira
Exclusivamente pediátrico, o Hospital Martagão Gesteira atende crianças e adolescentes de todo o estado da Bahia, em 27 especialidades médicas. Somente em 2024, a instituição foi responsável por mais da metade (66,7%) das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos, por 47,9% dos tratamentos oncológicos; por 43,1% das cirurgias cardíacas e por 17,6% das cirurgias neurológicas no estado da Bahia. Em média, por ano, são mais mais de 500 mil atendimentos realizados.