Aos 20 anos, João Mendes, filho de Ronaldinho Gaúcho, vive nova fase da carreira no futebol inglês. O atacante defende o sub-21 do Hull City, equipe que disputa a segunda divisão nacional, e afirmou em entrevista à BBC que não se sente pressionado por carregar o sobrenome do ex-craque da Seleção Brasileira.
“É normal que me vejam como filho dele, mas isso não me afeta nem um pouco, nem muda a forma como jogo. Não sinto nenhuma pressão. Sempre tive claro para mim que eu sou eu, e ele é ele”, declarou o jogador.
João chegou ao Hull City em setembro, após uma breve passagem pelo Burnley. Segundo ele, a família o ajuda a manter o foco no essencial: “Toda a minha família sempre me diz que isso é só barulho e que eu não preciso dar ouvidos a nada disso. Eu só preciso ser feliz jogando futebol”.
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, onde jogou por quatro temporadas, João Mendes também passou pelo Barcelona sub-19 em 2023, após ser aprovado em testes no clube catalão com o apoio do pai. O vínculo com o time espanhol terminou em junho de 2024.
Filho de Ronaldinho e da ex-bailarina Janaína Natielle Mendes, o atacante iniciou a trajetória no Cruzeiro aos 13 anos, em 2018, e conquistou títulos nas divisões de base.