O governo federal divulga, a partir das 10h desta quarta-feira (12), as notas finais das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, conhecido como “Enem dos concursos”.
O resultado indicará quem segue para a prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro. Também estarão disponíveis os gabaritos definitivos, respostas aos recursos, espelhos dos cartões-resposta e as tabelas de notas mínimas e listas de classificação por cargo.
Os candidatos convocados para a avaliação de títulos, que poderá acrescentar até dois pontos para cargos de nível intermediário e até cinco pontos para cargos de nível superior, devem enviar os documentos entre 13 e 19 de novembro, pelo site oficial do concurso.
Diplomas, certificados e comprovantes de experiência profissional devem ser anexados em formato digital e dentro dos padrões exigidos.
A próxima fase será a prova discursiva. Para cargos de nível superior, os candidatos responderão duas questões em três horas (das 13h às 16h). Já os de nível intermediário farão uma redação dissertativa-argumentativa, com duração de duas horas (das 13h às 15h). Essa etapa será determinante para a classificação final.
Os candidatos que concorrem às vagas reservadas, para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, passarão por etapas de verificação entre 8 e 17 de dezembro.
O governo reforça que a nova edição do CNU traz regras mais rigorosas para assegurar a aplicação correta das cotas: 25% para pessoas negras, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência.
A confirmação de inscrição para a prova discursiva estará disponível em 1º de dezembro. Já o resultado preliminar dessa etapa será divulgado em 23 de janeiro de 2026, com possibilidade de recursos nos dias 26 e 27.
O resultado final está previsto para 18 de fevereiro, e as primeiras listas de classificação devem sair em 20 de fevereiro de 2026. As convocações dos aprovados estão programadas para começar em março do próximo ano.