O longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, ganhará exibição nos Estados Unidos, após a distribuidora Sony Classics adquirir os direitos da obra. O filme, que traz ainda no elenco nomes como Fernanda Torres e Selton Mello, é inspirado no livro de memórias homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva.
No enredo, o autor se dedica a falar sobre a mãe, Eunice, que atuou no combate à ditadura militar quando seu marido, Rubens Paiva, foi preso por agentes da ditadura e, em seguida, torturado e morto. Durante esse processo, a advogada se tornou um verdadeiro símbolo de resistência, atuando ainda como defensora dos direitos dos povos indígenas.
“Ao falar de Eunice, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento obscuro da história recente brasileira para contar – e tentar entender – o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971”, diz o texto de apresentação.
O filme, que ainda não tem data de lançamento prevista, tem roteiro assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega. Em entrevista ao Deadline em 2021, Walter Salles falou sobre a motivação para desenvolver o projeto. “A maioria dos meus projetos pessoais exigiram processos de desenvolvimento muito longos, desde Central do Brasil, que durou cinco anos, e Diários de Motocicleta, que foram quatro. Nenhum levou tanto tempo quanto este que estou desenvolvendo. O que desencadeou isso foi a emoção que senti ao ler o livro, escrito por esse meu amigo Marcelo”, disse.