A Prefeitura de Salvador marca presença na COP30, que começou nesta segunda-feira (10), em Belém (PA), com uma agenda intensa de compromissos e a coordenação de dois painéis oficiais: um sobre Gestão de Resíduos Sólidos, na terça-feira (11), e outro sobre Grandes Eventos e Ação Climática, na sexta (14).
O prefeito Bruno Reis estará na capital paraense para assinar acordos voltados à descarbonização da economia e participar de uma Sessão de Alto Nível da conferência, onde apresentará as soluções sustentáveis da capital baiana, com destaque para os programas Recicla Capital e RODA, voltados ao reaproveitamento de resíduos, geração de empregos verdes e redução de emissões de gases de efeito estufa.
Na última semana, Salvador foi reconhecida internacionalmente durante os eventos preparatórios da COP30, ao receber o Prêmio de Soluções Sustentáveis para Resíduos, concedido pela Bloomberg Philanthropies e pela C40 Cities. A cidade também foi incluída entre as 11 do mundo que mais reduziram emissões de gases de efeito estufa, sendo a única da América Latina com redução superior a 30%.
“Estar na COP30 é reafirmar o protagonismo da nossa cidade na agenda climática, mostrando ao mundo que é possível unir crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental”, destacou Bruno Reis.
A comitiva soteropolitana conta ainda com o secretário da Secis, Ivan Euler, o subsecretário Walter Pinto Júnior e o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, que participam de painéis técnicos e discussões sobre cooperação internacional e inovação urbana.
Segundo Ivan Euler, a presença de Salvador na conferência consolida a liderança da capital na pauta ambiental. “Vamos compartilhar resultados concretos e aprender com experiências internacionais. É uma oportunidade de projetar Salvador como referência em ação climática e governança urbana sustentável”, afirmou.
A agenda da capital baiana inclui ainda a participação em debates promovidos por entidades como o CB27, o ICLEI, a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Consórcio Brasil Verde (CBV), com temas que envolvem mitigação, adaptação e financiamento climático.