O presidente da França, Emmanuel Macron, esteve em Salvador nesta quarta-feira (5) para participar da abertura do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, realizada no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). O evento integra a Temporada França–Brasil 2025 e celebra o diálogo cultural entre Brasil, França e países africanos, com foco em arte, história e sustentabilidade.
Após o festival, Macron foi homenageado com um jantar no Palácio Rio Branco, antiga sede do Governo da Bahia, localizado na Praça Tomé de Sousa — endereço histórico que também abriga a Prefeitura de Salvador, a Câmara Municipal e o Elevador Lacerda.
O menu foi assinado pela chef Angeluci Figueiredo, do restaurante Preta, e o encontro reuniu cerca de 50 convidados, entre eles o governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito Bruno Reis, o empresário Alex Allard e artistas como Alberto Pitta e Menelaw Sete.
A cantora Daniela Mercury também participou da celebração e apresentou sucessos como Nobre Vagabundo e O Mais Belo dos Belos (A Verdade do Ilê).
O jantar contou com pratos como ceviche de caju com maturi, leite de castanha e frozen de limão com gengibre e robalo confitado no azeite com ervas, crocante de baru e emulsão de moqueca.
“Dei para ele um presente para entregar à Brigitte Macron — uma bolsa das crocheteiras da Ilha dos Frades. Ele ficou encantado”, contou Angeluci em entrevista ao Alô Alô Bahia, logo após o jantar.
Macron permanece em Salvador até a manhã desta quinta-feira (6), quando segue para Belém (PA), onde participará de uma reunião preparatória para a COP 30, que será realizada a partir da próxima segunda-feira (10).