Virgínia Fonseca, de 26 anos, voltou a ser assunto nesta segunda-feira (3) após rumores de que teria pendências fiscais nos Estados Unidos e estaria evitando viagens ao país. A informação foi divulgada pelo colunista Léo Dias, que afirmou que a influenciadora estaria temendo ser autuada em solo americano.
Em nota enviada à revista Quem, a assessoria de Virgínia negou a informação: “Virgínia não tem nenhuma pendência com o fisco americano. Sua situação está totalmente regular.”
A especulação ganhou força após a empresária assumir o namoro com o jogador Vini Jr., convocado no mesmo dia para a Seleção Brasileira e um dos nomes cotados para a Copa do Mundo de 2026, que será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Nascida nos EUA, Virgínia tem dupla cidadania e, portanto, está sujeita às regras tributárias americanas, que exigem declaração de renda de todos os cidadãos, mesmo que vivam fora do país.
O advogado tributarista Aurélio Longo Guerzoni, do escritório Guerzoni Advogados, explicou à Quem que pessoas com dupla nacionalidade precisam declarar renda tanto no Brasil quanto nos EUA, mas há acordos de compensação que evitam a bitributação. Ele também destacou que o descumprimento das obrigações fiscais pode resultar em multas pesadas e, em casos graves, até prisão.
“Deixar de cumprir as obrigações fiscais nos Estados Unidos pode configurar evasão fiscal, sujeitando o contribuinte a multas elevadas e, no limite, ensejar responsabilização criminal”, disse o especialista.