Conmebol abre processo disciplinar contra Plata; Flamengo avalia contestação

Conmebol abre processo disciplinar contra Plata; Flamengo avalia contestação

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução / ge tv

Publicado em 31/10/2025 às 13:54 / Leia em 1 minutos

A Conmebol abriu processo disciplinar contra Gonzalo Plata após a expulsão na semifinal contra o Racing, na Argentina. O Flamengo analisa como responder e tenta reduzir os efeitos do cartão para a decisão da Libertadores.

O processo foi fundamentado no artigo 14.1 do Código Disciplinar — “conduta imprópria de jogadores e oficiais” — cuja alínea “c” prevê suspensão mínima de duas partidas em casos do tipo. A análise do VAR divulgada pela entidade apontou “conduta violenta” no lance com Marcos Rojo.

Plata recebeu vermelho direto aos 10 minutos do segundo tempo por atingir a região íntima do defensor adversário. A decisão foi confirmada em campo pelo chileno Piero Maza. O relatório de arbitragem e a justificativa do vídeo foram tornados públicos após o jogo.

Em nota, o clube afirmou que “teve acesso à súmula do jogo […] e ainda estuda quais medidas tomará”, sinalizando a possibilidade de contestar a punição em instâncias da Conmebol antes da final. A diretoria trabalha com o departamento jurídico para definir a estratégia.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia