A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (29), a proibição do uso de duas substâncias químicas presentes em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, incluindo esmaltes e unhas em gel.
A decisão segue recomendações internacionais e visa proteger consumidores e profissionais da beleza de riscos relacionados a câncer e infertilidade.
As substâncias banidas são o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA).
Elas são utilizadas em produtos que endurecem sob luz ultravioleta (UV) ou LED. Segundo estudos citados pela agência, o DMPT apresenta potencial cancerígeno, enquanto o TPO é tóxico para a reprodução.
Com a resolução, o Brasil passa a adotar o mesmo padrão de segurança da União Europeia, que também proibiu o uso dessas substâncias. A medida tem efeito imediato para fabricação, importação e registro de novos produtos com TPO ou DMPT.
As empresas terão 90 dias para encerrar a venda e o uso de produtos já disponíveis no mercado. Após esse prazo, os registros serão cancelados e os itens deverão ser recolhidos.