O Pelourinho será palco, neste sábado (1º), de uma celebração da moda, da cultura e da representatividade negra. O Afro Fashion Day (AFD) — considerado o maior evento de moda negra do Brasil — ocupa a Praça Terreiro de Jesus, das 11h às 21h, com uma programação gratuita que marca a abertura oficial do Salvador Capital Afro, iniciativa que celebra o mês da Consciência Negra na capital baiana.
Com o tema “Beleza”, o desfile principal do AFD 2025 promete emocionar o público com uma passarela de 75 metros e 78 modelos que exaltam a estética afro-brasileira. O show, programado para as 19h, será dividido em três blocos temáticos — Raiz, Expressão e Espelho —, traduzindo em moda uma narrativa sobre ancestralidade, identidade e contemporaneidade.
Nesta edição, 45 marcas baianas participam do evento, entre elas Meninos Rei, Katuka Africanidades, Fios de África, Mônica Anjos, Negrif, Ziê e Balbina, representando a força criativa da moda afro-brasileira. A curadoria é assinada por Fagner Bispo, com direção de beleza de Dino Neto e Roma Aragão, e trilha do DJ Telefunksoul, que comanda o som do AFD há dez anos.
Feira da Sé e oficinas gratuitas
Durante todo o dia, o público poderá conferir a Feira da Sé, com 24 barracas reunindo 21 marcas e empreendedores locais de moda, acessórios, gastronomia e artesanato. O espaço, que funciona das 11h às 21h, contará ainda com ações do Ilê Aiyê, em parceria com a Neoenergia Coelba, e atividades para toda a família, incluindo Espaço Kids.
Entre os expositores confirmados estão NegraLu, OMI + Marargila, Vistosa, Rua dos Orixás, Atelier Carla Cristina, Candances Moda Afro, Blackpim, Tá Bom Pra Você e o projeto Juntos pelo Bem, bazar beneficente em prol do Lar Vida.
Criada em 2018, a Feira da Sé se consolidou como vitrine para o empreendedorismo baiano, realizando cerca de 12 edições anuais e marcando presença em grandes eventos da cidade.
O público também poderá participar de oficinas criativas gratuitas, com vagas limitadas e distribuição por ordem de chegada. A programação inclui:
- Croqui de Moda – 11h às 12h, 13h às 14h e 14h às 15h
- Amarração de Turbante – 13h às 14h e 14h às 15h
- Oficina de Tranças – 15h às 16h e 16h às 17h
Criado em 2015 pelo jornal CORREIO, o Afro Fashion Day já reuniu mais de 100 mil participantes e 2 mil profissionais, consolidando-se como uma plataforma de valorização da cultura afro-brasileira e da moda como instrumento de transformação social.