Após 14 anos longe do circuito, o tênis voltou a movimentar o Litoral Norte da Bahia com a realização do Costa do Sauípe Open, que encerrou sua primeira edição neste domingo (27), em clima de celebração.
Durante uma década, Costa do Sauípe foi considerada a capital nacional do tênis, ao sediar 11 edições do Brasil Open — torneio que trouxe nomes consagrados do esporte ao estado. Agora, o retorno do evento marca a retomada do destino como um dos principais polos esportivos do país.
Na chave de simples, o título ficou com o argentino Roman Andres Burruchaga, que venceu o paraguaio Adolfo Vallejo por 2 sets a 0 (6-1 e 6-2). Entre os brasileiros, o destaque ficou para a chave de duplas, que empolgou o público e rendeu o troféu à dupla formada por Luis “Guto” Miguel, de 16 anos, e Eduardo Ribeiro. Eles venceram o equatoriano Gonzalo Escobar e o mexicano Miguel Reyes-Varela no super tie-break (7-6, 4-6 e 10-5).
“Foi uma semana incrível. Jogamos em altíssimo nível e entrosamos muito bem. Fui muito bem acolhido aqui na Bahia, a galera é gente boa demais”, celebrou Guto, que conquistou o público local e se tornou o xodó das arquibancadas.
A vitória coroou uma trajetória improvável: a dupla foi formada especialmente para o torneio e entrou por wild card, vencendo adversários mais experientes, incluindo os brasileiros Marcelo Demoliner e Orlando Luz, nas quartas de final.
“É um orgulho vencer um torneio desse nível em um lugar tão simbólico para o tênis brasileiro. Esperamos que seja o primeiro de muitos”, disse Ribeiro.
Mesmo com a chuva que marcou parte da semana, o evento foi considerado um sucesso pela organização.
“O tênis está no DNA de Sauípe. Foi um sucesso absoluto e o primeiro de muitos anos que virão”, afirmou Danilo Marcelino, diretor da competição.
O diretor de marketing e vendas da Aviva, Edson Cândido, também destacou a importância do torneio para o destino.
“Sauípe tem uma história com o tênis, já recebeu Guga e viu despontar nomes como Nadal. O evento reforça nosso trabalho de reposicionamento do complexo e amplia a visibilidade do destino.”
O Costa do Sauípe Open deve voltar em 2026, com expectativa de acontecer novamente entre outubro e novembro.