Baiana de Lauro de Freitas, Maria Almeida viveu um domingo (26) inesquecível ao conquistar seu primeiro título brasileiro de skate street. Campeã da etapa final do STU National 2025, em Brasília, a jovem atleta de apenas 15 anos consolidou sua ascensão meteórica no esporte, menos de cinco anos depois de subir em um skate pela primeira vez.
A inspiração veio da televisão. Ao ver Rayssa Leal brilhar com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Maria decidiu que também queria seguir esse caminho. Hoje, as duas dividem o mesmo circuito e a baiana já desponta como uma das grandes promessas do skate feminino nacional.
A vitória aconteceu no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, palco da final nacional. Mesmo sentindo dores nos dois joelhos, Maria manteve o foco e, logo em sua primeira volta, executou uma linha limpa e precisa, encerrada com uma Bomb Trick perfeita, manobra bônus que soma pontos à nota. O desempenho lhe rendeu 63,22 pontos, resultado inalcançável pelas demais finalistas.
“Juro que fiquei em choque. Estou muito feliz, sem acreditar, a ficha ainda não caiu. Estava bem preocupada porque meu joelho está bem dolorido, mas orei bastante e pedi a Deus para eu acertar minha linha. E deu tudo certo logo na primeira linha. A energia da galera me ajudou muito também. Quero chegar logo em casa e abraçar minha família”, declarou Maria ao portal Surto Olímpico.
Com o resultado, a skatista se consagra campeã brasileira de street em 2025, coroando um ciclo de evolução rápida e consistente.
Resultado final – STU National Street Finals Feminino 2025
1ª – Maria Almeida – 63,22
2ª – Carla Karolina – 48,04
3ª – Gabi Mazetto – 47,60
4ª – Rafaela Murbach – 41,39
5ª – Manuella Moretti – 35,07
6ª – Duda Ribeiro – não disputou