Após o 0 a 0 entre Palmeiras e Cruzeiro neste domingo (26), no Allianz Parque, o técnico Leonardo Jardim fez duras críticas à arbitragem brasileira e afirmou que passa a repensar sua continuidade no país. O treinador deixou a entrevista após breve pronunciamento e apontou lances que, na visão dele, interferiram no resultado.
Jardim citou a entrada de Gustavo Gómez em Wanderson — punida apenas com amarelo — e a expulsão de Fabrício Bruno no segundo tempo como exemplos de critérios diferentes durante a partida. “Se vale a pena continuar, quando na realidade não somos nós que controlamos os jogos”, disse o português, ao justificar o desgaste com a condução das partidas.
“E eu fico extremamente frustrado porque isto é uma balança, não é? E o peso da frustração está quase a igualar o peso da satisfação daquilo que eu já vos disse que eu vim para o Brasil.”
Na madrugada e manhã desta segunda (27), veículos esportivos repercutiram o desabafo e os pontos elencados por Jardim: árbitros sem profissionalização plena, gramados despadronizados e calendário que sobrecarrega atletas. “Enquanto um grupo de profissionais estiver sendo gerido ou arbitrado dentro de campo por um conjunto de amadores (…) não vamos entrar no top 5 [ligas do mundo]”, afirmou.
Horas depois, a CBF divulgou o áudio do VAR do lance com Gómez. No diálogo, a equipe de vídeo recomenda revisão para possível cartão vermelho, mas o árbitro Rafael Klein mantém a decisão de aplicar apenas o amarelo — material que reforçou a queixa cruzeirense sobre falta de uniformidade.
Com o empate, a Raposa mantém a campanha no Brasileirão e volta a campo no sábado (1º), às 16h, contra o Vitória, no Mineirão. Internamente, o clube aguarda os desdobramentos das críticas de Jardim e a análise da Comissão de Arbitragem sobre os lances citados.
Após polêmicas em Palmeiras x Cruzeiro, Leonardo Jardim se mostra decepcionado com arbitragem e faz reflexão sobre futebol brasileiro: “Penso se vale a pena continuar”.#futebol #palmeiras #cruzeiro #brasileirao pic.twitter.com/n7LEYmi1Xn
— ge (@geglobo) October 27, 2025