Os Planos Inclinados de Salvador começam, a partir da próxima segunda-feira (27), um processo de requalificação com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários e valorizar o patrimônio urbano da cidade.
O primeiro a receber as intervenções será o Plano Inclinado Gonçalves, que liga o Comércio ao Pelourinho. Durante o período de obras, o equipamento terá o atendimento suspenso para permitir a execução de melhorias estruturais e nos bondes.
Entre os serviços previstos estão a substituição de peças dos bondes, nova pintura, troca de gradis, entre outras ações. A previsão é que o equipamento seja entregue totalmente renovado até o final de novembro. Enquanto isso, os usuários poderão utilizar o Elevador Lacerda ou o Elevador do Taboão como alternativas de deslocamento.
Após a conclusão das obras no Gonçalves, os Planos Inclinados Pilar e Liberdade-Calçada também passarão por ampla requalificação.
“Essa é uma das maiores requalificações que a Secretaria de Mobilidade (Semob) está realizando nestes equipamentos, que fazem parte da rotina do soteropolitano, para oferecer mais segurança e conforto aos passageiros no seu dia a dia”, afirmou o secretário da pasta, Pablo Souza.
O gestor destacou ainda que, além de aprimorar o conforto dos usuários, as intervenções devem contribuir para o fortalecimento do turismo na capital baiana.
“O Lacerda é um dos mais importantes cartões-postais de Salvador, conhecido no mundo inteiro, e queremos que os turistas que vierem também conheçam nossos outros ascensores, que fazem parte da história e do desenvolvimento da cidade”, completou.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Salvador entregou o Elevador Lacerda totalmente reformado, após a maior requalificação do equipamento em décadas, com melhorias estruturais e modernização das cabines.